Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Dia de Reis Magos (Epifania) Reflexão e Oração

Os três Reis Magos: Melchior, Baltasar e Gaspar, guiados pela Estrela de Belém (ou Estrejla de Jacob), visitam o recém nascido Menino Jesus, Santa Maria e São José, presenteando-o com ouro, incenso e mirra.
Os Santos Reis: Melchior, Baltasar e Gaspar, adorando ao Menino Jesus

Epifania é um sentimento que expressa uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo. Também pode ser um termo usado para a realização de um sonho com difícil realização. É assim que se chama o episódio dos Reis Magos, como ocasião da primeira manifestação de Cristo aos gentios.

Na tradição da religião cristã, os Três Reis Magos são personagens que visitaram Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Mencionados no Evangelho segundo Mateus, vieram "do leste" para adorar o Cristo, "nascido Rei dos Judeus", trazendo três presentes: ouro, incenso e mirra. 

Eram eles: Melchior, Baltasar e Gaspar. Provavelmente eram reis, sacerdotes ou conselheiros da religião zoroástrica da Pérsia. Também eram astrólogos-astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo, Nosso Senhor. A estrela, conta o evangelho, os precedia, e só após guiá-los ao cruel Herodes é que parou por sobre onde estava o menino Jesus (veja na leitura bíblica: Mt. 2,1-12).

Incenso, ouro e mirra


Segundo o Papa Francisco, “somos convidados a imitar os Magos”... “De fato, os Magos vão ter com o Senhor, não para receber, mas para dar. Perguntemo-nos: no Natal, trouxemos algum presente a Jesus, pela sua festa, ou trocamos presentes apenas entre nós?”

“Com efeito, o Evangelho contém por assim dizer uma pequena lista de prendas: ouro, incenso e mirra. O ouro, considerado o elemento mais precioso, lembra-nos que, a Deus, deve ser dado o primeiro lugar. Deve ser adorado. Mas, para isso, é preciso privar-se a si mesmo do primeiro lugar e considerar-se necessitado, não autossuficiente...”

“E aqui entra o incenso, que simboliza o relacionamento com o Senhor, a oração, que se eleva para Deus como perfume. Ora, como o incenso para exalar o seu perfume se deve queimar, assim também para a oração é preciso ‘queimar’ um pouco de tempo, gastá-lo para o Senhor. Mas fazê-lo de verdade, e não só em palavras...”

“A propósito de fatos, entra a mirra, unguento que seria utilizado ao envolver amorosamente o corpo de Jesus descido da cruz. Agrada ao Senhor que cuidemos dos corpos provados pelo sofrimento, da sua carne mais frágil, de quem ficou para trás, de quem só pode receber não tendo nada de material para retribuir. É preciosa aos olhos de Deus a misericórdia com quem não tem para restituir, a gratuidade...”

“Neste tempo de Natal que está a terminar, não percamos a ocasião para dar um lindo presente ao nosso Rei, que veio para todos, não nos cenários faustosos do mundo, mas na pobreza luminosa de Belém. Se o fizermos, resplandecerá sobre nós a sua luz.”

Leitura do Evangelho
Bíblia Sagrada (Mateus 2,1-12)

1 Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2 perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
3 Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.
4 Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.
7 Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido.
8 Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
9 Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino.
10 Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.
11 Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
12 Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

Oração para celebrar a Epifania do Senhor


"Senhor Jesus, que a exemplo dos Magos do Oriente,
vamos também nós frequentemente
adorar-te em tua Casa que é o Templo
e não vamos jamais com as mãos vazias.

Que te levemos o ouro de nossas ofertas,
o incenso de nossa oração fervorosa,
e a missa dos sacrifícios que fazemos para permanecer fiéis a Ti,
e que te encontremos sempre junto a tua Mãe Santíssima, Maria,
a quem queremos honrar e venerar sempre
como Tua Mãe e nossa.

Amém!"

Reflexão de São João Paulo II

“Nesta festa da Epifania do Senhor, o Evangelho de Mateus fala de uma misteriosa ‘estrela’, que orientou os Magos até Jerusalém e depois até Belém, onde adoraram o Menino Jesus (cf. 2, 2.7.9.10)”.

“A estrela, que conduz os Magos até Cristo, recorda a rica simbologia da luz, muito presente no Natal. Deus é luz e o Verbo feito homem é ‘luz do mundo’ (Jo 8, 12), luz que orienta o caminho dos povos:  Lumen gentium”.
____
Fonte: Redigido com informações da tradição Católica, Da Santa Sé e Agência Católica de Informações (ACI)



Nenhum comentário: