Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Fofoca :: As Três Peneiras de Sócrates



Um dia, alguém aflita veio falar com Sócrates (o filósofo grego):

- Sócrates, você viu o que seu amigo fez? Vou contar-lhe.

- Um momento - interrompeu o filósofo - você já passou isso que tem a me dizer por Três Peneiras?

- Três Peneiras? - perguntou a pessoa admirada - Sim meu caro, Três Peneiras... a primeira é a verdade. Você verificou se tudo que tem a me dizer é verdadeiro?

- Não, eu ouvir dizer e…

- Bem, mas você deve ter examinado tudo com a segunda peneira, a da bondade. Já que isso que você quer me dizer comprovadamente não é verdadeiro, pelo menos é bom?

Gaguejando, a pessoa respondeu:

- Não, pelo contrario…

Continuou Sócrates...

 - Então vamos aplicar também a terceira peneira e perguntar se é necessário contar-me isso que tanto te aflige.

- Bem, necessário propriamente não é…

Sorriu o filósofo:

- Se o que você tem a me contar não é verdadeiro, nem bom, nem necessário, esqueça e não nos incomodemos mais com isso!

_-_-_-_
Êxodo 20:16: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” - Palavras do próprio Deus, quando ditava os mandamentos.
_-_-_-_

Quem da ouvido a fofoca tira conclusões sobre coisas que não sabe se é verdade. A verdade é que fofoqueiro tanto é quem faz quanto quem escuta fofoca. A cabeça não foi feita só pra usar chapéu! Devemos usar a inteligência que Deus nos deu, o que nos diferencia dos animais, dando ouvido apenas a fatores que venham para edificar.

Aplicando as três peneiras, automaticamente, você vai se prevenir das consequências nefastas que a maledicência possa causar, dando um “chega para lá” nos fofoqueiros de plantão. Seja determinado e não se deixe contaminar. Lembre-se que a verdade e a franqueza são indispensáveis, serão sempre suas aliadas contra qualquer fofoca.




Nenhum comentário: