Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Vade Retro Satana! Afasta-te de mim, Satanás!

"Crux sancta sit mihi lux / Non draco sit mihi dux
Vade retro satana / Numquam suade mihi vana
Sunt mala quae libas / Ipse venena bibas"

"A Cruz Sagrada seja a minha luz / Não seja o dragão o meu guia
Retira-te, Satanás / Nunca me aconselhes coisas vãs
É mal o que tu me ofereces / Bebe tu mesmo os teus venenos"

O verso "Vade retro Satana" é similar a uma frase dita por Jesus a São Pedro na Vulgata, em Marcos 8,33: "Vade retro me, Satana" ("Afasta-te de mim, Satanás!").

Em 1742, a fórmula acima recebeu a aprovação do Papa Bento XIV, tornando-se parte do ritual romano de exorcismo. A popularidade da fórmula cresceu significativamente no século XIX, devido aos esforços de Leo Dupont. O Vade Retro Satana permanence atualmente como parte do Rituale Romanum, após sua revisão no século XX e promulgação final em 1999 por meio do documento De exorcismis et supplicationibus quibusdam, documento de 84 páginas, da Igreja Católica, que descreve o ritual de exorcismo.

Nenhum comentário: