Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Oração a um Preto-velho

SARAVÁ MEU PRETO-VELHO!




Oração ao meu bondoso Preto-Velho 



"Ensina-nos a ter a tua experiência milenar, sua calma e resignação. Nos ensina a ter humildade para poder escutar, e assim obter a compreensão de que muito necessitamos, para que estejamos sempre contigo, assim como Jesus o tem na Santa Glória.

A ti, bondoso Preto-Velho, oferecemos essa oração; reafirmando nossa fé, crença e esperança em tua maravilhosa força espiritual, sempre na certeza de estarmos junto a ti e a serviço do bem.

Protege-nos querido Preto-velho! Tu que encarnado tanto sofreste, dá-nos a coragem que às vezes nos falta para poder prosseguir em nossa jornada, para que assim, algum dia, tenhamos o merecimento de receber as graças de Deus, Nosso Senhor

Que assim seja, e assim é,

Em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, e em meu Preto-velho, eu tenho fé!"

O Dia de Pretas e Preto-Velho é comemorado em 13 de maio


"Dia 13 de maio é dia de Preto-velho na Umbanda. Dia de comemorar com festa estas entidades que representam velhos negros e negras, Espíritos de antepassados. Velhos escravos que voltam à terra para ajudar as pessoas, e são muito queridos pelos fiéis."

Amalá ou entrega para Pretos e Pretas-velhos

7 ou 14 velas branca e preta, tutu de feijão, feijão fradinho, doces naturais como cocada, rapadura, frutas – como banana, cerveja preta ou marafo (cachaça) com mel diluído, (se o médium ou ofertante não bebe pode também oferecer água mineral pura ou café preto, sem açúcar, ou adoçado com açúcar mascavo ou cristal), flores brancas, cachimbo, fumo ou cigarro de palha.

A comida pode ser entregue sobre uma folha de planta (folha de bananeira, por exemplo) e a cerveja, ou a bebida escolhida, derramada ao redor do Amalá. Cascas de frutas podem ser utilizadas como coitês, (maracujá, laranja, coco), para evitar a entrega de itens de plásticos, vidros ou ainda latas, desta forma fazendo uma entrega ecologicamente correta, ao preservar a natureza e não agredir o meio-ambiente.

Local da entrega: Na pedreira, ou sobre uma pedra grande e bonita, podendo ser entregue na campina, ao lado de um córrego, rio ou riacho ou clareira no meio da mata, de preferência sempre sobre uma pedra. (não deixe lixo na natureza, faça sua entrega respeitando o meio-ambiente).


Fonte: Folclore de Umbanda - por Ronald Sanson Stresser Junior, em 13/02/2012 - Imagem da Internet, meramente ilustrativa e assinada pelo autor (reprodução autorizada)

Nenhum comentário: