Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

terça-feira, 1 de junho de 2010

Oração à Cabocla Jurema

"Juremá, Linda Cabocla de Pena
Rainha da Macaiá 
Ouve o meu Clamor. 
Jurema me livra dos perigos e das maldades 
Ô Cabocla, tu que és Rainha da folha
Nunca me deixe em falta 
Que o teu bodoque seja sempre certeiro
Contra os que tentarem me destruir.
Jurema caminha comigo, ô Cabocla 
E me ajuda nesta jornada da Terra. 
Jurema que a sua força,
junto com vosso Pai Caboclo Tupinambá 
Me acompanhe hoje e sempre 
Em nome de Zambi, 
Salve a Cabocla Jurema! 
Okê Juremá!"

A Jurema - Sua Importância



"O nome 'Jurema' vem do tupi-guarani: Ju, significa 'espinho' e Remá, 'cheiro ruim'. A jurema é uma planta da família da leguminosas. Os frutos das plantas leguminosas são vagens. Existem várias espécies de jurema, como por exemplo: Jureminha, Jurema Branca, Jurema Preta, Jurema da Pedra e Jurema Mirim.

Esta planta tem muita importância no culto espiritual dos caboclos e nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, tanto que dá nome a um culto chamado de 'Culto à Jurema'.

Esse culto deve-se ao fato de que os nossos índios enterravam seus mortos junto a raiz da jurema. Daí passavam a cultuar esses mortos para que eles evoluíssem espiritualmente e habitassem o tronco da jurema ajudando a todos da tribo em suas necessidades.

No Nordeste, este culto recebeu outros nomes como: Toré, Curicurí Praiá e Juremado. Mas, o culto de caboclo não ficou restrito apenas ao índio brasileiro. Os negros de origem banto incorporaram os caboclos aos seus cultos e passaram a chamar este culto de 'Candomblé de Caboclo' ou 'Samba de Caboclo'.

Nos Juremados, o mestre utiliza-se de um maracá, espécie de chocalho e de um cachimbo feito às vezes de pinhão-roxo para soprar fumaça para à esquerda ou para a direita.

A jurema é utilizada para tomar banho de descarga com suas folhas. Serve como defumador para cura de dor de dente, doenças sexualmente transmissíveis, insônia, nervos, dores de cabeça. Faz ainda: figas, patuás, rosários. Utiliza-se para fazer rezas com suas folhas contra mau-olhado e olho-grande.

Serve ainda para fazer um dos maiores fundamentos do Culto à Jurema, que é uma bebida à base de infusão das folhas da jurema, com casca do tronco e da raiz misturado com mel de abelha, garapa de cana-de-açúcar e cachaça. Essa é a bebida preferida dos Encantados que baixam no Toré e no Culto à Jurema."

Fonte: web:http://www.fietreca.org.br/umbanda.htm

Nenhum comentário: