Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sábado, 31 de janeiro de 2009

Santiago de Compostela, o Grande

Santiago Maior, ou Santiago o Grande, mais conhecido como Santiago de Compostela, fez sua passagem para o mundo espiritual no ano 44. Tiago foi um dos doze apóstolos de Cristo, quando foi feito santo pela Igreja chamaram-no de Santiago Maior, para o diferenciar de outros santos com o mesmo nome, como o apóstolo Santiago Menor, e ainda Santiago, o Justo.

Segundo conta a tradição, Santiago foi decapitado por ordem do rei Herodes Agripa I, rei da Judeia, no ano 44, em Jerusalémseu. Mais tarde seu corpo foi transportado para a Espanha, e sepultado na Galiza, Espanha, no lugar de Compostela, que depois ficou conhecido como Santiago de Compostela. Em 814, na Galiza, um eremita, de nome Pelaio, seguindo uma revelação que tivera durante o sono, descobriu um túmulo contendo algumas relíquias, que foram de imediato veneradas e associadas a Santiago, em virtude da lenda que afirmava que este se havia deslocado à Espanha para dar testemunho de Cristo. Sobre essa tumba foi erguida a Catedral de Santiago de Compostela.

Oração:

Amado São Tiago, que não pedistes para pensar quando Jesus Cristo vos chamou para segui-Lo e que a tantos tirastes das trevas do paganismo, rogai por nós. Vós, que com vosso temperamento impetuoso e forte fostes transformado pela Ação do Espírito no dia de Pentecostes e vossa impetuosidade transformou-se em uma luta pela perfeita santidade e o cumprimento fiel de vossos devere de apóstolo, rogai por nós.

Vós que vistes a transfiguração de Jesus no Monte Tabor junto a Pedro e João, que acompanhastes o Senhor nos momentos mais difíceis de Sua Missão gloriosa, acompanhai-nos também no momento de nossas dificuldades, iluminai-nos, conduzi-nos e pedi ao Divino Espírito Santo de Deus que venha sobre nós e nos transforme em verdadeiros apóstolos destemidos e cheios de amor e zelo pela nossa Igreja. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

2 comentários:

Unknown disse...

Eu já contei para você...Santiago de Compostela foi meu divisor de águas...

Ronald Stresser disse...

Uma observação: em '... e que a tantos tirastes das trevas do paganismo, ..." entendo aí 'paganismo' como ausência da fé.

A palavra pagão provém do latim paganus, cujo significado é o de uma pessoa que viveu numa aldeia, num dado país, um rústico. O uso mais comum da palavra no latim clássico era utilizado para designar um civil, alguém que não era um soldado.

Sejamos também soldados, como Santiago, não para lutar uns contra os outros, ou impor esta ou aquela religião, mas sim para iluminar através da fé aqueles que dormem o sono do materialismo.

Como Jesus mesmo disse 'existem muitas moradas na casa de meu Pai' e 'ama o próximo como a ti mesmo'.

Saravá Santiago de Compostela, o Grande, que sabe que Deus é ainda maior. Axé guerreiro de Ogum!