Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

terça-feira, 17 de junho de 2008

Flores ideais para enfeitar jardins no Inverno

Petúnia (Petunia) - herbácea anual da família das Solanáceas, de grande efeito decorativo e de fácil cultivo. O colorido das flores passa do branco puro a todos os matizes de rosa, carmim, púrpura, roxo e azul. Existem variedades bicolores, estriadas, de flores dobradas, entre outras. Podem ser cultivadas durante todo o ano, em vasos e jardineiras, com terra fértil. Recomenda-se podar após a floração e usar os brotos novos como estacas para mudas.  Papaver ou papoula - (Eschscholtzia californica) - anual cultivada em muitos países como planta ornamental e também para uso medicinal. As sementes de algumas variedades são utilizadas para consumo em alimentos. Temos muitas variedades no mercado, que produzem flores singelas e de diversas cores. A floração é abundante. Deve ser semeada de março a junho.  Amor-perfeito (Viola tricolor) - muito conhecida, essa planta pertencente à família das Violáceas apresenta muitas variedades de cores e híbridos novos que podem ser cultivadas até em climas mais quentes. Deve ser plantada em terra rica em matéria orgânica e regada com cautela, pois não tolera excesso de água. Para que se obtenha floração exuberante nos meses de junho a novembro, recomenda-se semear de fevereiro a maio.  Ainda entre as flores anuais, recomendadas para clima frio, podemos citar: Lobélia (Lobelia erinus) - Flox (Phlox drummondii) - Angélica (Polianthes tuberosa) - Boca-de-leão (Antirrhinum majus) - Calêndula (Calendula officinalis) - dentre outras...

Petúnia (Petunia) - herbácea anual da família das Solanáceas, de grande efeito decorativo e de fácil cultivo. O colorido das flores passa do branco puro a todos os matizes de rosa, carmim, púrpura, roxo e azul. Existem variedades bicolores, estriadas, de flores dobradas, entre outras. Podem ser cultivadas durante todo o ano, em vasos e jardineiras, com terra fértil. Recomenda-se podar após a floração e usar os brotos novos como estacas para mudas.

Papaver ou papoula - (Eschscholtzia californica) - anual cultivada em muitos países como planta ornamental e também para uso medicinal. As sementes de algumas variedades são utilizadas para consumo em alimentos. Temos muitas variedades no mercado, que produzem flores singelas e de diversas cores. A floração é abundante. Deve ser semeada de março a junho.

Amor-perfeito (Viola tricolor) - muito conhecida, essa planta pertencente à família das Violáceas apresenta muitas variedades de cores e híbridos novos que podem ser cultivadas até em climas mais quentes. Deve ser plantada em terra rica em matéria orgânica e regada com cautela, pois não tolera excesso de água. Para que se obtenha floração exuberante nos meses de junho a novembro, recomenda-se semear de fevereiro a maio.

Ainda entre as flores anuais, recomendadas para clima frio, podemos citar: Lobélia (Lobelia erinus) - Flox (Phlox drummondii) - Angélica (Polianthes tuberosa) - Boca-de-leão (Antirrhinum majus) - Calêndula (Calendula officinalis) - dentre outras...


quarta-feira, 11 de junho de 2008

As versões sobre a origem do dia dos namorados


É bem provável que a festa dos namorados tenha sua origem em um festejo romano: a Lupercália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.

O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine’s Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimônio e continuou a promover casamentos. Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. 

Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro.

O feriado romântico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bíblicos, o 15º dia do mês hebreu de Av tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afeto. Em Israel, tornou-se o feriado das flores, porque neste dia é costume dar flores de presente a quem se ama. Previamente, era permitido às pessoas só se casar com pessoas da sua própria tribo. De certo modo, era um pouco semelhante ao velho sistema de castas na Índia. 

O 15 de Av se tornou o Feriado de Amor, um feriado judeu reconhecido durante os dias do Segundo Templo. Em tempos bíblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras. Hoje em dia, em Israel, é costume enviar flores a quem se ama ou para os parentes mais íntimos. A significação e a importância do feriado aumentaram em anos recentes. Canções românticas são tocadas no rádio e festas 'Feriado do Amor' são celebrados à noite, em todo o país. (Jane Bichmacher de Glasman, autora do livro "À Luz da Menorá").

No Brasil, a gênese da data é menos romântica. Alguns a atribuem a uma promoção pioneira da "Loja Clipper", realizada em São Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor". 

A intenção de Dória era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos. É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época em que o comércio de presentes não fica tão intenso. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
____

Adaptação: Lilian Russo - Fontes: Revista Época, edição 160/2001; IBGE Teen e Revista Eletrônica Rio Total- web:http://ilove.terra.com.br/lili/PALAVRASESENTIMENTOS/dia_namorados_origem.asp - Imagem: São Valentino batiza Santa Lúcia/Jacopo Bassano (Jacopo da Ponte - c.1500)

terça-feira, 10 de junho de 2008

Holambra - Produtora de 40% das flores e plantas

Holambra, cidade que tem uma roupagem holandesa, a 140 quilômetros da capital paulista, produz 40% das flores e plantas do Brasil e realiza a maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora. Os produtores desenvolve uma variedade de flores ornamentais que chamam a atenção dos apreciadores em todo o mundo. A novidade é a rosa multicolorida. A reportagem mostra quanto esse mercado movimenta e quais os entraves para a exportação da produção brasileira de flores, que dentro de uma década passou de seis para 60 variedades.



fonte: www.tvgazeta.com.br/jornaldagazeta

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Sementes pela Internet


Como conseguir sementes de antúrio e Jasmin pela internet?

"Olá, estou querendo cultivar Antúrio Cristalino e Jasmim Cacto, não estou encontrando sementes pela internet. Sou de Porto Alegre-RS. Vocês podem me ajudar?"

Nossa resposta

Bem, o Antúrio-cristal (Anthurium crystallinum) é muito usada em paisagismo. Não tolera o baixas temperaturas e se adapta melhor ao clima tropical úmido, seu cultivo ai em sua região requer uso de estufas, o que encarece o cultivo. 

Já o Jasmim-cacto = Cryptocereus anthonyanus, realmente é difícil de encontrar, é dificil falar a respeito porque sei pouco a respeito dessa espécie. 


DICA: Você pode tentar através dessa página, é confiável, tem preços justos e grande variedade de sementes com envio para todo Brasil.

Doe para continuarmos nossa obra:

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.