Translate

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Prece a São Cosme, Damião e Doum




'São Cosme, São Damião e Doum, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoem os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra superstições tolas e todas as práticas malignas.

Que as forças da natureza; canais de emanação do Axé, que é o poder divino, estejam sempre alimentando nosso espírito para que vibremos com harmonia, transmitindo paz e luz a todos aqueles que merecem destas que são as maiores dádivas divinas.

Que a verdadeira alegria e honestidade estejam em todas nossas ações, fortificando os sagrados laços familiares, trazendo fertilidade e abundância apara nosso lar. São Cosme e Damião nos dêem o conhecimento de que precisamos para exercer nossas tarefas, garantir nosso sustento e evolução. Que possamos cumprir o carma com alegria e sem as reclamações que estragam o fruto já alcançado.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Peço que através da fé sejam abertos meus caminhos e dos que me querem bem. Que as pessoas que por algum motivo me querem o mal não tenham nenhum podernem animo para me abater, ou aos que estão comigo.

Sejam São Cosme, Damião e Doum; girando em sincronia com a Sagrada Família e com o poder do Sagrado Coração de Jesus Cristo, Oxalá, sejam meu escudo e bastião de minha família contra os que vivem para iniqüidade e o hedonismo. O Divino Espírito Santo preserve nossa força, luz e inocência, que trazemos conosco dos nossos tempos de criança e quando fazemos por merecer levamos até o desenlace final, tornando a vida mais alegre, colorida e completa.

Que vossa proteção, São Cosme, Damião e Doum, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu".

Salve o Pai, o Filho e o Espírito Santo!Salve São Cosme, Damião e Doum, Crispim, Crispiniano, os filhos de Ogum. Saravá todos os Orixás e santos, salve meu São Jorge Guerreiro! Salve Cosme, Damião e Doum, saravá as crianças, Onibejada!!! Erê!'



Observações:

'Doum', origem:

Conta o folclore das religiões de matriz africana que este personagem material e espiritual surgiu na África, e foi trazido às Américas junto com os cultos africanos. Quando uma macamba - denominação de mulher, na seita Cabula - dava a luz a dois gêmeos e, caso houvesse no segundo parto o nascimento de outro menino, era este considerado 'Doum', que veio ao mundo para fazer companhia a seus irmãos gêmeos. Caso viesse à luz duas meninas gêmeas, recebiam o nome de 'Liana' e 'Damiana' e, se nascesse outra menina a seguir, a esta criança davam e dão o nome de 'Damiana'.

Sincretismo:

Com os santos médicos, que foram gêmeos e médicos, tem sua razão na semelhança das imagens e missões idênticas com os "Erês" da África, mas como faltava "Doum", colocaram-no junto a seus irmãos, com seus pequenos bastões de pau, obedecendo à semelhança dos santos católicos, formando assim a trindade da irmanação. Sua festa é realizada em 27 de setembro, dia de São Cosme e São Damião. Seus festejos vão até o mês seguinte, outubro, quando se comemora o Dia das Crianças.

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos" ~Pitágoras

Recomendado para você

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...