Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: Livreto da Novena

 Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro



Canto Inicial da Novena


"Louvando a Maria

O povo fiel

A voz repetia

De São Gabriel:

Ave, Ave, Ave, Maria!

Ave, Ave, Ave, Maria!


O Anjo descendo

Num raio de luz,

Feliz Bernadete

À fonte conduz."


(ou) Por Nós Rogai


"Por nós rogai

Ao bom Jesus

A nós salvai

Por sua Cruz.


Por nós velai

Ó Mãe querida! 

Nos abençoai

por toda a vida.


Nossa Senhora

do Perpétuo Socorro.

Nossa Senhora

do Perpétuo Socorro."


Celebrante: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo - Amém


Motivação 

    • Intenção geral
    • Intenção particular


Oferecimento


"Ó Mãe do Perpétuo Socorro / ó meus amáveis protetores São José e Santo Afonso Maria / eu vos ofereço esta novena / por intenção dos doentes / dos aflitos e atribulados / dos pobres pecadores / pelas necessidades da Igreja / por suas vocações sacerdotais, religiosas e leigas / por minha família / e por minhas intenções particulares. / Dignai-vos atender-me bondosamente. Amém!"


Invocações à Mãe do Perpétuo Socorro


"Eis, aqui, ó Mãe do Perpétuo Socorro / aos vossos pés um miserável pecador / que a Vós recorre e em Vós confia. / Ó Mãe de misericórdia, tende piedade de mim! / Ouço que todos Vos chamam o Refúgio e a Esperança dos pecadores; / logo então, sede Vós o meu refúgio e a minha esperança. / Por amor de Jesus Cristo, socorrei-me. / Dai a mão a um mísero caído, / que a Vós se entrega e recomenda. / Eu bendigo e rendo graças a Deus, por se ter dignado conceder-me esta confiança em Vós / que eu considero um penhor de minha salvação eterna. / Ah! É mais do que certo que no passado / quando tive a desgraça de cair, / a Vós não recorri. / Contudo, ó minha benigníssima Mãe, / não me recuseis o Vosso socorro; / pois sei que com ele serei vencedor. / Sim, sei que vireis em meu socorro / se a Vós me recomendar; / mas temo as ocasiões de pecar, / receio deixar então de invocar o Vosso Auxílio, / e deste modo perder-me. / É esta a graça que peço / e Vos conjuro que m’a concedais; / fazei, ó Maria / que eu a Vós recorra / em todos os assaltos que me der o inferno, / e que eu possa dizer-Vos continuamente: / Maria, ajudai-me! Mãe do Perpétuo Socorro. / Não permitais que eu perca o meu Deus!"

 

(3 Ave-Marias)


Celebrante:

    • Saúde dos enfermos - (todos): Rogai por nós.   
    • Consoladora dos aflitos – (todos): Rogai por nós.
    • Refúgio dos pecadores – (todos): Rogai por nós.
    • Rainha dos apóstolos – (todos) Enviai-nos muitas e santas vocações. 
    • Rogai por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro -  (todos): para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oração


"Ó Deus fiel e misericordioso, / que nos destes a graça de venerar a vossa bem aventurada Mãe, sob o título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, concedei-nos que em todas as nossas necessidades, sejamos acompanhados pela proteção da Virgem Maria, e que, depois de nossa peregrinação nesta vida, alcancemos o prêmio da Redenção Eterna. Vós que viveis e reinais, por todos os séculos dos séculos. Amém!"


Oração de Santo Afonso à Santíssima Virgem

 

"Santíssima Virgem Imaculada, / Maria, minha Mãe, / a Vós que sois a Mãe do meu Senhor, / a Rainha do Mundo, / a advogada, a esperança, o refúgio dos pecadores / recorro hoje eu, que sou o mais miserável de todos. / Aos vossos pés me prostro, ó grande Rainha, / e vos dou graças por todos os benefícios / que até agora me tendes feito, / especialmente por me haverdes livrado do inferno / por mim tantas vezes merecido. / Eu vos amo, Senhora amabilíssima, / e pelo amor que vos tenho, / prometo servir-vos sempre / e fazer quanto possa para que de todos sejais servida. / Em Vós depois de Jesus, ponho todas as minhas esperanças, / toda minha salvação. / Aceitai-me por vosso servo, / e acolhei-me debaixo do vosso manto, / ó Mãe de misericórdia! E já que sois tão poderosa para com Deus, / livrai-me de todas as tentações / ou impetrai-me força para vencê-las até a morte. / A Vós suplico o verdadeiro amor a Jesus Cristo, / de Vós espero alcançar uma boa morte. / Minha Mãe, pelo amor que tendes a Deus, / vos rogo que me ajudeis sempre, / mormente no último instante de minha vida. / Não me desampareis enquanto não me virdes salvo no céu, / a bendizer-vos e a cantar as vossas misericórdias / por toda a eternidade. / Assim espero, assim seja."


Rito Eucarístico (Comunhão)


Celebrante: Receber o corpo e sangue de Cristo é entrar em profunda comunhão com Ele e com os irmãos e irmãs. A comunhão nos une, nos fortalece e nos envia em missão. Para realizarmos com intensidade esse momento, rezemos juntos, como o próprio Jesus nos ensinou...

 

Todos: Pai Nosso...

 

Celebrante: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor!  

Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! 

Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo!

 

Cântico 

(De pé)


"1) Socorrei-nos, ó Maria,

Noite e dia, sem cessar;

Os doentes e aflitos

Vinde, vinde consolar


Coro: Vosso olhar a nos volvei,

Vossos filhos protegei!

Ó Maria, Ó Maria!

Vossos filhos socorrei!


2) Visitai os que padecem

Aliviando-lhes a dor,

A nós todos volvei, hoje,

Um olhar cheio de amor!

 

3) Dai saúde ao corpo enfermo

dai coragem na aflição,

Sede a nossa doce estrela

a brilhar na escuridão.


4) Que tenhamos, cada dia,

pão e paz em nosso lar

E de Deus a santa graça

Vos pedimos neste altar.


5) Convertei os pecadores

Para que voltem a Deus

Dos transviados sede guia

No caminho para os céus.


6) Nas angústias e receios

Sede, ó Mãe, a nossa luz,

Dai-nos sempre fé e confiança

No amor do bom Jesus."

 

Invocação à São José

(De joelhos)


"Lembrai-vos, ó puríssimo esposo da Virgem Maria, / ó meu amável protetor, São José / que nunca se ouviu dizer / ficasse sem consolo/ quem invoca vossa proteção / e solicita vosso apoio. Cheio desta confiança, apresento-me diante de vós / e animado de fervor / me recomendo a vós. / Ah! Não desprezeis minha súplica / ó Pai nutrício do Redentor / mas dignai-vos acolhê-la piedosamente. Amém."

Amparo das famílias, / Rogai por nós!

Esperança dos enfermos, / Rogai por nós!

Padroeiro dos agonizantes, / Rogai por nós!


Oração Pelas Vocações


"Senhor da Messe e Pastor do Rebanho / Faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: Vem e segue-me. / Derrama sobre nós o teu Espírito. Que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a Missão. / Ensina nossa vida a ser serviço.

Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino / na vida religiosa e consagrada. / Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. / Sustenta a fidelidade de nossos Bispos, Padres e Ministros. / Dá perseverança a nossos seminaristas. / Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. / Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, / chama-nos para o serviço de teu povo. / Maria, Mãe da Igreja, / modelo dos servidores do Evangelho, / ajuda-nos a responder SIM. Amém."

Celebrante: Santo Afonso Maria, grande servo de Maria.

Povo: Rogai por nós.

Celebrante: Santo Afonso Maria, zeloso apóstolo de Maria.

Povo: Suscitai vocações comprometidas com a Igreja.


- Brave alocução

- Motivação para alguns instantes de oração pessoal silenciosa.


Bençãos


1) Dos Doentes

"Nosso auxílio está no nome do Senhor.

Que fez o céu e a terra.

Senhor, ouvi a minha oração.

Chegue a Vós o meu clamor.

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós."


Oremos


"Olhai, Senhor, para os vossos servos que estão sofrendo alguma doença corporal, mental ou espiritual. Confortai estes vossos filhos. Fazei com que tirem proveito de de seus sofrimentos reconhecendo que é a vossa misericórdia que os salva. Nós pedimos por Cristo Nosso Senhor. Amém."


(O celebrante, estendendo a mão direita sobre todos, abençoa dizendo):


"Nosso Senhor Jesus Cristo esteja perto de vós para vos defender; esteja em vosso coração para vos conservar; que Ele seja vosso guia para vos conduzir; que vos acompanhe para vos guardar; que sobre vós derrame sempre sua bênção - Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém."


2) De Nosso Senhora do Perpétuo Socorro (Cântico)


"Dai-nos a bênção, ó Virgem Mãe, 

Penhor seguro do Sumo Bem," (repete)

(Celebrante dá a benção com o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro).


3) Do Santíssimo Sacramento

 

"1. Tão sublime sacramento / vamos todos adorar, / pois um Novo Testamento vem o antigo suplantar! / Seja a fé nosso argumento / se o sentido nos faltar.

2. Ao eterno Pai cantemos / e a Jesus, o Salvador, / igual honra tributemos / ao Espírito de amor, / Nossos hinos cantaremos, / chegue aos céus nosso louvor."

Celebrante: Do céu lhes destes o pão

Povo:  Que contém todo o sabor. 


Oremos


"Deus, que neste admirável sacramento nos deixaste o memorial da vossa paixão, concedei-nos tal veneração pelos sagrados mistérios de vosso Corpo e do vosso Sangue que experimentemos sempre em nós a sua eficácia redentora. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém!"


Ato de Consagração À Nossa Senhora


"Eu vos saúdo, ó Maria, Mãe do Perpétuo Socorro. Eu vos saúdo, Rainha do céu e da terra, a cujo império, está sujeito tudo o que existe abaixo de Deus. Eu vos saúdo, Refúgio dos pecadores, cuja misericórdia jamais faltou. Atendei à vontade que tenho de possuir o Amor Eterno, a graça de Deus, a salvação eterna. Dai-me a graça de ser discípulo de Jesus na santidade dos costumes, no cumprimento dos deveres, no zelo da salvação das almas. Transformai a minha vida em um santuário de virtude onde Jesus seja o centro. Recebei, ó Maria, meus votos e desejos e ofertai-os a Jesus. Quero que Ele receba, por Vossas mãos, os meus obséquios, e por Vosso Coração, o meu coração.

Consagro-me, pois, inteiramente a Vós, e ponho-me inteiramente em Vossas mãos. Em Vossas mãos eu renovo as promessas do meu Batismo; renuncio ao demônio, suas obras, suas pompas. Em Vossas mãos, eu me comprometo a levar a minha cruz, obrigando-me a imitar-Vos. Em Vossas mãos eu deposito o propósito de ser fiel a Jesus, mais fiel do que tenho sido até agora.

Ó Maria, eu Vos escolho por minha Mãe e Mestra. Eu vos consagro tudo o que tenho e tudo o que sou. Eu Vos dou o meu corpo, a minha alma, os meus bens, o meu passado, o meu presente, o meu futuro, as minhas alegrias, as minhas dores, a minha vida, a minha morte, a minha eternidade. Disponde de mim como Vos aprouver. Recebei este meu ato de amor: quero ser Vossa para ser de Jesus.

Santa Mãe do Perpétuo Socorro, abençoai-me. Amém."


Oração da Doença


"Ó Mãe do perpétuo Socorro, vede quanto sofro nesta enfermidade. Enquanto o meu corpo sofre, também a minha alma se aflige. Falta-me até ânimo para orar como deveria. Em nada encontro alívio e nem mesmo a companhia de meus entes queridos pode trazer-me conforto. Já começo a perder a coragem; impaciência e tristeza oprimem minha alma.

Em tão grande aflição, ponho toda a minha confiança em Vós que sois a mais terna das mães. Vosso coração compassivo apiedar-se-á de mim. Sim, Mãe terníssima, Vós não abandonareis o vosso aflito filho. Dai-me ânimo e coragem para aceitar com paciência estas provas que Deus me envia. Se for para o bem de minha alma, restituí-me a saúde do corpo. Mas se for a vontade de Deus que eu sofra ainda um pouco,  ou que esta enfermidade me leve a uma vida melhor, estou inteiramente resignado, pois sei que Vós, ó Mãe amável, me obtereis a graça de fazer o que Deus exigir de mim. Amém."


Cântico Final

(De pé)


"Adeus, ó Virgem Santa

Ó Mãe do Redentor!

Adeus, supremo anseio

Do meu sincero amor!

 

Coro: Adeus, adeus, adeus

Adeus, ó Mãe querida

A ti dei minha vida

De ti espero os céus.


Aqui em teu Santuário

Deixando o coração

Eu peço me acompanhe

A tua proteção


Não falte em minha vida

Tua bênção maternal

Saúde dos enfermos

Protege-me do mal!


O teu olhar bendito

Saudoso eu vou deixar

Oh! deixa-me que volte

Teus olhos contemplar!"


Recomendado: livros a respeito de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro...


Fonte: reprodução parcial do livreto da Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Impresso pelos Missionários Redentoristas da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, em Curitiba, Paraná (1998) - Imagem: detalhe do Ícone Sagrado de N. S. do Perpétuo Socorro (Divulgação/Internet)


Nota dos Irmãos Redentoristas: O culto ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem uma história que conta com um período de esquecimento e de restauração, na qual os Missionários Redentoristas tiveram um papel determinante.

Foi no dia 26 de abril de 1866, numa procissão comovente, que o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi entronizado na igreja de Santo Afonso e pode então ser novamente venerado publicamente. Papa Pio IX ao entregar o quadro aos Missionários Redentoristas pediu: "Façam-na conhecida no mundo inteiro". 

A história do ícone envolve um roubo, uma tormenta em alto mar, uma mensagem de Nossa Senhora a uma criança, tempos de veneração, de esquecimento e uma guerra até chegar às mãos da Congregação do Santíssimo Redentor.

O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um ícone bizantino antigo que representa a Virgem da Paixão como o Menino Jesus nos braços. Essa imagem mariana foi pintada para animar a esperança e a oração dos cristãos, e sua profunda mensagem espiritual transparece em sua beleza artística. 

Ele é uma pintura em madeira, com 54 centímetros de altura por 41,5 de largura. Atualmente, o quadro original encontra-se na Igreja de Santo Afonso, em Roma. É considerado um ícone mariano com rico simbolismo de formas e cores. 

Na atualidade, uma marca dessa devoção são as Novenas Perpétuas realizadas em todas as comunidades redentoristas e que tiveram o seu início em 1922, no Missouri, Estados Unidos.

Fonte da nota: Site oficial da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba, Paraná.



Nenhum comentário: