Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Nossa Senhora do Bom Parto

Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por nós!


Os títulos de Nossa Senhora, "do Bom Parto" e do "Bom Sucesso" nasceram aos pés da imagem da Virgem Negra de Paris, venerada na antiga igreja Saint-Etienne-des-Grès, capital francesa.

Invocar a proteção da Mãe durante a gestação e parto, há muitos séculos é tradição nas famílias cristãs. O culto à Virgem do Bom Parto é uma das mais tradicionais devoções da França, Espanha e Portugal, e se espalhou por muitos outros países de cultura religiosa cristã. Esse culto aparece com títulos semelhantes, como Nossa Senhora do Divino Parto, entre outros, porém as imagens representam a Virgem com a pele clara.

Nos registros das primeiras igrejas cristãs, encontramos muitas indicações sobre estátuas e pinturas da Virgem Maria com a pele morena. Na Antiguidade, a cor preta em símbolos religiosos, era sinal de fertilidade. Um sinal que a primitiva arte cristã manteve, para invocar a fertilidade física e espiritual de Maria, Mãe de Deus e nossa.

A imagem de Maria da igreja de Paris foi esculpida em pedra negra e data do século XI. Considerada milagrosa, é diante dela que acorrem constantes peregrinações de devotos. Nossa Senhora do Bom Parto é especialmente invocada nas ocasiões de tragédias pessoais e públicas. Aos seus pés, o Padre Cláudio Poullart dês Places, junto com doze companheiros pobres, fundou a Congregação do Espírito Santo e do Imaculado Coração de Maria, em 1703. A Congregação dos padres espiritanos cresceu rapidamente e, orar diante da Virgem Negra de Paris, era sinal da primeira consagração.

Outras personalidades importantes foram rezar aos pés de Nossa Senhora do Bom Parto, em Paris. Dentre os quais: Domingos de Gusmão, Tomás de Aquino, Francisco de Sales, Sofia Barrat, Vicente de Paulo - que colocou sob a proteção da Virgem Negra de Paris a sua grande Obra de caridade e os seus Institutos - e mais recentemente João Bosco.

Durante a Revolução Francesa, a igreja de Saint-Etienne-des-Grès foi saqueada e destruída. Mas a escultura da Virgem Negra foi vendida à uma piedosa cristã, que a escondeu muito bem. Mais tarde, ela doou a sagrada imagem às Irmãs Enfermeiras da Congregação de São Tomas de Vilanova, que construíram uma capela nova para a veneração de Nossa Senhora do Bom Parto, em Neuilly. Desse modo, asseguraram o culto e as constantes peregrinações dos fiéis e devotos.

Foram os missionários espiritanos que divulgaram o culto à Senhora do Bom Parto no mundo. No Brasil eles aportaram em dezembro de 1885, e encontram essa devoção já estabelecida no país. Os registros indicam que os cristãos brasileiros começaram a invocar Senhora do Bom Parto, diante da imagem da Virgem do Ó, na igreja erguida no Rio de Janeiro em 1650. Isso porque, anexada à ela, os padres fundaram o Recanto do Bom Parto, para acolher as mulheres grávidas rejeitadas pela sociedade.


Oração a Nossa Senhora do Bom Parto



"Ó Maria Santíssima, vós,
por um privilégio especial de Deus,
fostes isenta da mancha do pecado original,
e devido a este privilégio
não sofrestes os incómodos da maternidade,
nem ao tempo da gravidez e nem no parto;
mas compreendeis perfeitamente
as angústias e aflições das pobres mães
que esperam um filho,
especialmente nas incertezas do sucesso
ou insucesso do parto.
Olhai para mim, vossa serva,
que na aproximação do parto,
sofro angústias e incertezas.
Dai-me a graça de ter um parto feliz.
Fazei que meu bebé nasça com saúde,
forte e perfeito.
Eu vos prometo orientar meu filho
sempre pelo caminho certo,
o caminho que o vosso Filho, Jesus,
traçou para todos os homens,
o caminho do bem.
Virgem, Mãe do Menino Jesus,
agora me sinto mais calma
e mais tranquila porque já sinto
a vossa maternal proteção.
Nossa Senhora do Bom Parto,
rogai por mim!"

2 comentários:

Nossa Senhora do Bom Parto disse...

Oração da N Sra da Hora do parto

"Virgem Maria, confiante em vossa Infinita bondade, recorro a Vós, que sendo Mãe de Deus acolheis, piedosa a minha prece.

Protegeis todas as mulheres que no cumprimento da sua missão, concebam os corpos que recebem as almas criadas por Deus para sua honra e glória.

Vinde, Senhora, socorrer-me no momento de eu dar à luz este ser querido que trago nas minhas entranhas, concedendo-me a graça de me assistir do céu com o vosso milagroso amparo.

Suplico a vossa proteção, antes, durante e depois do meu parto, favorecendo-me com a fé na misericórdia divina.

Lembrai-vos, Senhora, de que, quando Nosso Senhor Jesus Cristo se encarnou em vosso ventre, por obra e graça do Divino Espírito Santo que fazendo-se vosso filho, também vos fez nossa Mãe, para que por vosso Intermédio alcançássemos com o perdão dos nossos pecados os vossos preciosos favores.

Ajudai-me Nossa Senhora do Bom Parto, na hora do nascimento do meu filho, socorrei-me, preservai-me a fim de que eu possa criá-lo e educá-lo na fé cristã, para glória de Deus.

Assim seja.

Maria Concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.

Repita três vezes:

Nossa Senhora do Bom Parto, socorrei-me.
Nossa Senhora do Bom Parto, amparai-me.
Nossa Senhora do Bom Parto, auxiliai-me.

Amém!"

N. S. do Bom Parto disse...

Prece para partos difíceis

"Santo Antônio é meu pai,
São Francisco é meu irmão,
Os anjos são meus parentes,
Já estão tendo geração.
Nossa Senhora é minha madrinha,
Prometeu me dar um dote,
Eu peço que ela me dê
na hora da minha morte.
Lá vem a Virgem Santa,
Dando grito no ar,
As mulher que parem filho,
Venha me ajudar a chorar,
Que as mulheres que não parem fio
Não tem pena e nem pesar.
Amém!"