Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

28 de outubro: São Judas Tadeu: Xangô Airá ou Xangô do Oriente

Imagem de São Judas Tadeu, apóstolo de Cristo, Santo das causas impossíveis
S. Judas Tadeu, rogai por nós

É, sem dúvida, hoje, um dos santos mais populares do Brasil. No entanto, embora fosse um dos apóstolos de Cristo, a devoção por ele começou tarde, isso em função de seu nome, que se confundia com o do "apóstolo traidor", Judas Iscariotes. 

São Judas era primo de Jesus, pois era filho de Alfeu, também chamado de Cléofas, irmão de São José. Ao que se sabe, seu pai era um daqueles discípulos de Emaús, a quem Jesus apareceu naquela tarde do dia da Ressurreição.

Quanto à sua mãe, ela era uma das mulheres que se encontravam ao pé da Cruz de Jesus, junto com Maria Santíssima.

São Judas - aquele mesmo apóstolo que, na Última Ceia, pergunta a Jesus por que Ele havia se manifestado a eles e não ao mundo - demonstrou sempre um grande ardor pela causa do Reino e, então, o desejo de que o Evangelho se tornasse conhecido de todos.

Era o chamado à missão, típico do cristão, daquele que ama a Cristo e guarda a sua Palavra. Ele o amava, e precisava garantir que todos o fizessem também, para que fosse possível se realizar aquela resposta que Jesus lhe havia dado naquela Ceia:
"se alguém me ama guardará a minha palavra e meu pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada" (Jo 14,22).
São Judas morreu mártir, provavelmente no dia 28 de outubro de 70 D.C. (data em que se comemora o dia do Santo). Foi perseguido graças à coerência que mantinha entre a sua fé e a sua vida, e em função da força de sua pregação, coisas que impressionavam de tal forma os pagãos que estes se convertiam "em massa". Provocando a fúria de feiticeiros, ministros pagãos e falsos profetas, estes acabaram por incitar parte da população contra o santo, que morreu, possivelmente, trucidado a golpes de machado. Esta é a maneira considerada mais provável e, por isso, a sua imagem traz freqüentemente uma machadinha em suas mãos.

Traz também uma Bíblia, lembrando o seu amor pela Palavra de Deus; e um colar, cuja medalha traz o rosto de Cristo, com o objetivo de destacar a sua semelhança com aquele que era seu primo. Suas relíquias atualmente se encontram em Roma, para onde foram trasladadas e são veneradas até hoje.

É o santo patrono das causas desesperadas e das causas perdidas na Igreja Católica Romana. É o santo padroeiro do Clube de Regatas do Flamengo. Encontra também sincretismo, na Umbanda, com com Xangô (do Oriente) e em algumas regiões com o Sr. Obaluaê ou Abaluaiê. Sincretiza com Ossanha no Candomblé. Na astrologia é o Santo protetor do signo de Áries. 

Cores: Amarelo e roxo.

Pedras: safira, crisópraso, jaspe, topázio marrom, cornalina.

Metal: estanho, molidênio.

Flores: saudade, violeta, cravos amarelos, palmas amarelas.

Sincretismo na Umbanda: Xangô Airá (Xangô do Oriente)

O símbolo de São Judas é um machadinho e às vezes é representado segurando um machado, por sua morte ter ocorrido por essa arma. Ele é também geralmente apresentado em ícones com uma flama ao redor de sua cabeça. Essa flama representa a presença do Pentecoste, quando ele recebeu o Espírito Santo, junto com os outros apóstolos. Em alguns casos ele é mostrado como um rolo ou livro (seu epístolo) ou segurando uma régua de carpinteiro.


Oração para fazer um pedido a São Judas Tadeu


"São Judas Tadeu, alcançai-me a graça que vos peço (pedido). Eu vos prometo, ó bendito São Judas Tadeu, lembrar-me sempre deste grande favor e nunca deixar de vos louvar e honrar como meu especial e poderoso patrono e fazer tudo que estiver ao meu alcance para espalhar a vossa devoção por toda a parte. Amém!"

Clique aqui e saiba mais sobre o Glorioso São Judas Tadeu


Diferença entre o Machado Duplo e o Machado de uma Face

"Uma dúvida paira no ar quando vemos algum ponto riscado ligado com Xangô, e em alguns casos vemos o machado duplo e em outros o machado de um face só que chamamos de machado simples.

O Machado Duplo que alguns chamam de Oxé, é o machado de Xangô, o machado tem duas lâminas pois representa a justiça e a balança de Xangô, a interpretação deste símbolo é que pra Xangô independe quem seja ele pratica a justiça, seu machado pode pender para qualquer um dos lados tanto para o acusado como para o acusante. Quando invocamos a justiça de Xangô temos que ter certeza pois o machado pode voltar-se para nós mesmos que o invocamos.

Já o Machado Simples, é um machado que representa a ligação com Xangô, normalmente está presente em pontos ligado com os Caboclos que se ligam com esta energia, pode representar uma "quebra" de demanda." (por Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras)



Nenhum comentário: