Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

domingo, 26 de julho de 2009

26 de julho - Nanã Burukê - Sant'Ana




Santa Ana ou Sant'Ana é venerada pela Igreja Católica e também pela Umbanda e Candomblé por seu sincretismo com a Orixá Nanã Burukê; seu principal templo é Betesda, Basílica de Santana, e sua festa litúrgica é comemorada hoje, dia 26 de Julho. 

Também chamada de Nanã Buruku, esta é uma Orixá muito antiga, que em diversos mitos aparece como co-criadora do mundo (no mesmo patamar de Oxalá e de Olorum). É uma das esposas de Oxalá (ao lado de Iemanjá) e em muitas regiões brasileiras recebe o carinhoso apelido de Vovó. 

Tem como atributos a fecundidade, a riqueza e o ciclo de morte e renascimento. Seu domínio é a lama, mistura de terra e água que simboliza a origem da vida. No sincretismo religioso, está associada a Santa Ana, mãe de Maria e avó de Cristo.

Conheça mais sobre Nanã, Santa Ana (Sant'Ana), suas orações e lenda no site Nanã Burukê, mudando até no espaço o laço que não se vê. clique aqui...

"Que Nanã, com toda a sua sabedoria, transforme todos os sentimentos e ações necessárias para o desenvolvimento espiritual; que a saúde impere, o amor prevaleça e que a fartura seja o suficiente para socializar junto aos amigos, conhecidos e desconhecidos."

Nenhum comentário: