Santa comumente invocada por fiéis com problemas de visão.
Santa Luzia, ilustre mártir cristã, iluminou o início do século IV durante o governo do imperador Diocleciano, na cidade de Siracusa, situada na Sicília (Sul da Itália). Sua veneração perdura como uma das santas mais proeminentes na tradição cristã.
A narrativa reverbera que Santa Luzia consagrou sua virgindade a Deus, generosamente distribuindo sua fortuna aos desfavorecidos. O zelo por sua fé a colocou na mira da perseguição de Diocleciano contra os cristãos. Contudo, Santa Luzia resistiu com firmeza a diversas formas de tormento, incluindo a dolorosa privação de seus olhos, miraculosamente restaurados segundo reza a tradição.
Por fim, sua trajetória culminou no martírio por meio da decapitação. O dia 13 de dezembro foi eleito como momento solene para celebrar Santa Luzia em nosso calendário litúrgico, pois, segundo a tradição, foi neste dia que ela partiu para a eternidade no ano de 304 d.C.
O nome "Luzia" emana da raiz latina "lux", que traduz-se como "luz". Fielmente invocada pelos devotos, Santa Luzia é um refúgio contra vicissitudes relacionadas à visão. Por essa razão, é honrada como padroeira dos oftalmologistas e daqueles que enfrentam desafios oculares.
Oremos:
1. Oração à Santa Luzia para cura dos olhos
"Ó, Santa Luzia que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé. Ó, Santa Luzia cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a de negar a Jesus Cristo. E Deus, com milagre extraordinário, devolveu outros olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude de fé.
Santa Luzia, protetora, eu recorro a Vós (coloque a mão nos seus olhos e faça a sua intenção) Santa Luzia, proteja a minha vista, os meus olhos…
Santa Luzia, interceda a Deus para curar os meus olhos e preservá-los de todo mal.
Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças. Mas, acima de tudo, Santa Luzia, seguindo teu exemplo, conservai os olhos da minha alma, na fé pelos quais, pela fé, com a alma iluminada, eu possa ver a Deus e seus ensinamentos para que eu possa aprender contigo e sempre recorrer a Vós.
Santa Luzia, iluminai a minha alma com os olhos da fé, pois nosso Senhor Jesus Cristo disse: "os olhos são a janela da alma" (cf. Lc 11,34) Santa Luzia, que eu possa aprender contigo a firmeza da fé e sempre recorrer a Vós.
Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.
Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.
Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.
Santa Luzia, dai-me luz e discernimento.
Santa Luzia, rogai por nós.
Amém.
2. Oração para abrir os olhos espirituais
"Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde Vós, Santa Luzia, Vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário.
Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé.
Amém.
Santa Luzia, rogai por nós!
3. Oração para Santa Luzia iluminar os caminhos
Santa Luzia, que mantiveste a Fé e a confiança em Deus, mesmo tendo passado por um grande sofrimento, ajudai-me a não duvidar da Proteção Divina, defendei-me da cegueira não somente física, mas também espiritual, e atendei este meu pedido (fazer o pedido).
Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha força para mantê-los sempre abertos para a verdade e a justiça, e para que possa contemplar as maravilhas do Universo, o brilho do sol e o sorriso das crianças.
Oh, minha querida Santa Luzia, agradeço-te por teres ouvido a minha súplica.
Santa Luzia, rogai por nós!