Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quarta-feira, 26 de julho de 2017

São Joaquim e Santa Ana | Dia dos Avós

Imagem de São Joaquim e Santa Ana, com Santa Maria menina. Do amor e da fé do casal nasceu Maria, que iria gerar o Filho de Deus. A santidade de Maria atesta para nós a santidade de seus pais, pois pelos frutos conhecemos as árvores. Maria, ao nascer, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida no futuro para ser a Mãe do Filho de Deus. São Joaquim e Santa Ana, pais Maria, foram, no seu tempo e nas circunstâncias históricas concretas, um elo precioso do projeto da salvação da humanidade. São João Paulo II ensinou que São Joaquim e Santa Ana são “uma fonte constante de inspiração na vida cotidiana, na vida familiar e social”. E exortou: “Transmiti mutuamente de geração em geração, junto com a oração, todo o patrimônio da vida cristã”. Reze a oração para a benção de nossos avós
No dia 26 de Julho, em especial no Brasil e em Portugal, comemora-se o Dia dos os Avós, porque é o dia em que a Santa Madre Igreja comemora os avós de Jesus; pais de Nossa Senhora. Deus abençoou o matrimônio, e São Joaquim e Santa Ana, mesmo já anciãos, conceberam uma filha: a Imaculada Virgem Maria.

O casal já estava com idade avançada e ainda não tinha filhos e a esterilidade causava sofrimento e vergonha, pois para o judeu não ter filhos era sinal da maldição divina. Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram muito até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou.

Do amor e da fé do casal nasceu Maria, que iria gerar o Filho de Deus. A santidade de Maria atesta para nós a santidade de seus pais, pois pelos frutos conhecemos as árvores. Maria, ao nascer, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida no futuro para ser a Mãe do Filho de Deus.

Maria recebeu no lar formado por seus pais todo o tesouro das tradições da Casa de Davi que passavam de uma geração para outra; foi no lar que aprendeu a dirigir-se a Deus com imensa piedade; foi no lar que conheceu as profecias relativas à chegada do Messias.

São Joaquim e Santa Ana, pais Maria, foram, no seu tempo e nas circunstâncias históricas concretas, um elo precioso do projeto da salvação da humanidade.

REFLEXÃO

São João Paulo II ensinou que São Joaquim e Santa Ana são “uma fonte constante de inspiração na vida cotidiana, na vida familiar e social”. E exortou: “Transmiti mutuamente de geração em geração, junto com a oração, todo o patrimônio da vida cristã”. Que hoje possamos pensar na nossa família, rezar por ela e pedir a Deus que nos ajude a manter unidos todos nossos familiares.


PARA PEDIR BÊNÇÃOS AOS NOSSOS AVÓS

"Senhor por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, lembra-Te daqueles a quem deste o dom da vida longa. Recompensa-os agora pelo bem que realizaram no passado, perdoa-os por suas falhas.

Torna seus dias felizes e dá-lhes Tua graça a fim de que sigam crescendo através dos desafios dos anos que eles ainda tem encarnados entre nós. W quando chegar o momento dá-lhes a vida eterna Contigo.

Senhor Jesus peço-te uma bênção para todos aqueles que chegaram à idade avançada, especialmente estes: (Diga os nomes, bem como sua intenção pelas pessoas idosas por quem você está orando). E a mim Senhor peço a graça de saber valorizar os idosos, peço a graça de saber dar atenção, carinho e afeto, respeito e dignidade aos idosos.

Sei que se Vossa bondade me conceder um dia, também o serei e sei que a vida é um aprendizado. Por isso rezo, dai-me a graça de saber envelhecer, dai-me a maturidade que a minha idade permite ter, dai-me sabedoria, compreensão do mundo e das pessoas porque cada dia é um passo rumo à Tua presença.

Senhor por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, pedimos a graça de aceitar o tempo, aceitar os fatos, mas nunca desistir de um recomeço. Aos que já são idosos, pedimos Senhor que saibamos amá-los em suas fragilidades, acolhê-los em suas limitações, ajudá-los em suas dificuldades.

Que a minha presença junto aos idosos leve-os a superar o sentimento de solidão e me ajude a ser um ouvido que escuta, uma mão estendida e um coração que ama.


Que assim seja, amém!"



ORAÇÃO DOS IDOSOS

"Ó São Joaquim e Santa Ana,
protegei as nossas famílias
desde o início promissor
até à idade madura,
repleta dos sofrimentos da vida,
e amparai-as na fidelidade
às promessas solenes.

Acompanhai os idosos,
que como todos na Terra,
a cada dia se aproximam mais
do reencontro com Deus Nosso Senhor.

Suavizai a passagem,
suplicando para aquela hora
a presença materna
da vossa Filha ditosa
a Virgem Maria
e do seu Filho divino, Jesus!

Que assim seja!"


ORAÇÃO À SANTA ANA

"Senhora Sant'Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo. Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por Esposo. Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo.

Alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar a casa do Pai.


Por Cristo osso Senhor. Amém!"

HOMILIA PELA MEMÓRIA DE SÃO JOAQUIM E SANT'ANA



       

Um comentário:

Anônimo disse...

Olhai com carinho Senhor, pelos idosos do mundo, que não sejam abandonados por seus familiares, esquecidos pelos poderes públicos, mal tratados por médicos e enfermeiras e explorados pelo sistema econômico. Que sejam amados e tratados com carinho por todos. Isso vos pedimos a Deus pela intercessão de Santa Ana. Amém.