Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quinta-feira, 30 de março de 2017

Meditações Sobre o Tratado da Pedra Filosofal de Lambspring


É com alegria que anunciamos o Volume II das MEDITAÇÕES SOBRE O TRATADO DA PEDRA FILOSOFAL DE LAMBSPRING de Patrick Paul. O Volume I, publicado há um ano, contém as reflexões sobre as primeiras 9 Figuras, correspondentes à Obra em Negro (Via Purgativa) e à entrada na Obra em Branco (Via Iluminativa).

Este Volume II traz as reflexões sobre as 5 últimas Figuras, que tratam da fixação da Obra em Branco, da progressiva mudança de cor que se mostra em seguida (sai do branco puro, passa pelo rosa, depois pelo laranja), para, nas últimas Figuras, entrar de fato na Obra em Vermelho (Via Unitiva) e consumar então a Grande Obra interior com a obtenção da Pedra Filosofal (Via Efusiva).

"Graças ao Primeiro Volume deste livro pudemos perceber toda a importância de um texto como o do Tratado da Pedra Filosofal. O conteúdo das primeiras figuras é como que um tratado de psicologia antecipado no tempo. Mas a obra de Lambspring é bem mais que isso, pois ela pode ser entendida como um tratado de psico-ontologia pré-moderno que nos revela, para além da retificação psíquica própria a toda terapia ou processo autocognitivo, uma orientação ontológica e o mistério ao qual esta se refere: a Pedra Filosofal, que é equivalente ao Corpo de Glória da tradição cristã ou ao Corpo de Arco-Íris da tradição tibetana."

"Esse Corpo resultante dessa transformação (e poderíamos até mesmo falar de transmutação) revela-nos não só a realidade do ser humano em sua dimensão existencial e em sua finalidade espiritual, como também o laço estreito que possibilita a relação entre duas realidades que residem em todos nós - a do consciente e a do inconsciente - a partir do momento em que a ponte entre essas duas realidades estiver estabelecida." -Patrick Paul.





 

Nenhum comentário: