Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

domingo, 7 de outubro de 2012

Quais são as quatro ordens de mistérios do Santo Rosário?

Na Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, o Papa João Paulo II aponta que o itinerário espiritual do rosário nos convida à incessante contemplação, em companhia de Maria, do rosto de Cristo. Sendo assim ele é, ao mesmo tempo, uma oração de contemplação e súplica.

Durante a oração do Rosário, antes de rezar o Pai-Nosso e cada dezena de Ave-Marias, a Igreja propõe a contemplação de uma passagem da vida de Cristo. Essas passagens são chamadas de mistérios. João Paulo propõe, ainda, que a enunciação de cada mistério seja acompanhada da proclamação de uma passagem bíblica correspondente, que considerando as circunstâncias pode ser mais ou menos longa. Ele também aponta a possibilidade de utilizar ícones que possam aproximar a imaginação e o espírito daquele momento concreto da vida de Cristo. (cf Rosarium Virginis Mariae 29 e 30)

Os mistérios são divididos em quatro tipos: os gozosos, que contemplam o início da vida de Cristo; os luminosos, que tratam das principais passagens de sua vida pública; os dolorosos, que nos lembram o sofrimento e Paixão de Jesus; e os gloriosos, que nos alegram com a ressurreição e presença de Cristo para sempre entre nós.


1. Mistérios Gozosos

“Meditar os mistérios gozosos significa entrar nas motivações últimas e no significado profundo da alegria cristã. Significa fixar o olhar sobre a realidade concreta do mistério da Encarnação” (cf Rosarium Virginis Mariae, n.20)


São eles:

1º- A anunciação do Arcanjo São Gabriel a Nossa Senhora (Lc. 1,26-38)

2º- A Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (Lc. 1,39-56)

3º- O nascimento do Menino Jesus em Belém. (Lc. 2,1-20)

4º- Apresentação de Jesus no templo

5º- O Encontro de Jesus no Templo entre os doutores da Lei. (Lc. 2,41-50)

Quando for rezado apenas o terço, os mistérios gozosos são contemplados às segundas-feiras e aos sábados.


2. Mistérios Luminosos

“Passando da infância e da vida de Nazaré à vida pública de Jesus, a contemplação leva-nos aos mistérios que se podem chamar, por especial título, “mistérios da luz”. Na verdade, todo o mistério de Cristo é luz. Ele é a « luz do mundo » (Jo8, 12). Mas esta dimensão emerge particularmente nos anos da vida pública, quando Ele anuncia o evangelho do Reino.” (cf Rosarium Virginis Mariae, n.21)


São eles:

1º- O Batismo do Senhor Jesus no Rio Jordão (Mt. 3,13-17)

2º- O primeiro milagre nas Bodas de Cana, a pedido de Sua mãe, transforma água em vinho (Jo. 2,1-12)

3º- O anúncio do Reino de Deus e o convite à conversão (Mc. 1,15; Mac. 2, 3-13; Lc. 7,47-48; Jo. 20 22-23)

4º- A transfiguração do Senhor Jesus no monte Tabor. (Lc. 9, 28-36)

5º- A instituição da Santíssima Eucaristia. (Jo. 13,1)


Quando for rezado apenas o terço, os mistérios luminosos são contemplados às quintas-feiras.


3. Mistérios Dolorosos

“A piedade cristã desde sempre, especialmente na Quaresma, através do exercício da Via Sacra, deteve-se em cada um dos momentos da Paixão, intuindo que aqui está o ápice da revelação do amor e a fonte da nossa salvação. O Rosário escolhe alguns momentos da Paixão, induzindo o orante a fixar neles o olhar do coração e a revivê-los.” (cf Rosarium Virginis Mariae, n.22)


São eles:

1º- A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras (Lc. 22,39-46)

2º- A Sangrenta flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt. 27,26)

3º- A coroação de espinhos. (Mt. 27,27-31)

4º- A subida dolorosa ao Calvário. (Lc. 23,26-32)

5º- A Crucificação e Morte de Jesus. (Lc. 23,33-45)


Quando for rezado apenas o terço, os mistérios dolorosos são contemplados às terças-feiras e sextas-feiras.


4. Mistérios Gloriosos

“Contemplando o Ressuscitado, o cristão descobre novamente as razões da própria fé (cf. 1 Cor 15, 14), e revive não só a alegria daqueles a quem Cristo Se manifestou – os Apóstolos, a Madalena, os discípulos de Emaús –, mas também a alegria de Maria.” (cf Rosarium Virginis Mariae, n.23)


São eles:

1º- A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Lc. 24)

2º- A Ascensão admirável de Jesus Cristo ao Céu (Lc. 24,51-52)

3º- A Vinda do espírito Santo sobre a Virgem Maria e os Apóstolos (At. 2,1-13)

4º- A Assunção de Nossa Senhora ao Céu.

5º- A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra (Ap. 12,1)


“Tal como dois amigos, que se encontram constantemente, costumam configurar-se até mesmo nos hábitos, assim também nós, conversando familiarmente com Jesus e a Virgem, ao meditar os mistérios do Rosário, vivendo unidos uma mesma vida pela Comunhão, podemos vir a ser, por quanto possível à nossa pequenez, semelhantes a Eles, e aprender destes supremos modelos a vida humilde, pobre, escondida, paciente e perfeita” - Beato Bartolo Longo


“Tal como dois amigos, que se encontram constantemente, costumam configurar-se até mesmo nos hábitos, assim também nós, conversando familiarmente com Jesus e a Virgem, ao meditar os mistérios do Rosário, vivendo unidos uma mesma vida pela Comunhão, podemos vir a ser, por quanto possível à nossa pequenez, semelhantes a Eles, e aprender destes supremos modelos a vida humilde, pobre, escondida, paciente e perfeita” - Beato Bartolo Longo


- Atualização - 15 de setembro de 2021 -


Nenhum comentário: