Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sábado, 15 de dezembro de 2012

O que quer dizer Umbanda? Saiba a verdadeira origem da palavra

O que quer dizer Umbanda? Saiba a verdadeira origem da palavra: "Umbanda quer dizer simplesmente do lado de Zambi (ou 'Deus do lado')" - Pai Antônio
Tenda Nossa Senhora da Piedade (Cabana do Pai Antônio), Boca do Mato, RJ


Entre 2002 e 2010, participei de várias Giras de Umbanda com a Dona Zilméia de Moraes e a Mãe Lígia, pela ordem a filha mais nova e a neta do seu Zélio - que incorporado com o Caboclo das Sete Encruzilhas fundou a Umbanda no Brasil, em 15 de novembro de 1908. 

Entre uma gira e outra, a maioria na TULEF "Tenda de Umbanda Luz Esperança e Fraternidade", na Rua Sá Viana, 69 - Grajaú, Rio - e algumas na Tenda Nossa Senhora da Piedade (Cabana do Pai Antônio), na localidade de Boca do Mato, em Cachoeiras de Macacú, estado do RJ.

Uma vez perguntei ao Pai Antônio, na TULEF, que estava incorporado no Leonardo Cunha - bisneto do seu Zélio de Moraes - qual a origem da palavra Umbanda.

Eu já havia ouvido várias interpretações como a da história de que se trata de um instrumento musical e alguns já haviam me dito que era a casca de uma árvore, outros apenas que queria dizer: "a manifestação do Espírito para a caridade."

Pai Antônio riu, aquela risada típica de preto velho, e entre um gole de café numa velha caneca de ferro coberta de porcelana e dando uma pitada em seu cachimbo, bem simples, ele me respondeu. "Fio, Umbanda quer dizer simplesmente do lado de Zambi (ou 'Deus do lado')", e tornou a sorrir.

Pai Antônio ainda acrescentou que "... é uma palavra de origem adâmica, falada também no islam ..."

Anos mais tarde encontrei na internet a interpretação que segue:

Origem da palavra "UMBANDA"


"Oriunda do Sânscrito (a mais antiga língua da terra-raiz mestra dos demais idiomas existentes no mundo), que se pode traduzir por:

“DEUS AO NOSSO LADO” ou “O LADO DE DEUS”


ou


UM – Deus (único) – Deus, o supremo espírito.
BANDA – Povo da Terra – Grupo ou Facção"

Ronald 𓂀

Nenhum comentário: