Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

segunda-feira, 19 de maio de 2008

As flores e o sagrado

Nas religiões cristãs, a flor está associada ao cálice, aberta e para cima. Referência à recepção de dádivas divinas, ao Santo Graal e por fim a lembrança de que a beleza terrena é transitória. Daí o costume de se plantar flores sobre os túmulos. Sempre encontramos flores em templos de todas as crenças, simbolizando a união deste mundo com o plano espiritual, do homem com o divino. As flores expressam seus atributos mágicos, através da energia emanada em oferendas ao sagrado.
No Oriente está fortemente associada aos centros energéticos espirituais, os "chacras". A Flor de Lótus tem uma simbologia muito forte. Muito difundida na antiga cultura egípcia ela está associada à criação do mundo. Tem suas raízes na lama no entanto cresce pura. A flor dourada do Taoísmo representa a mais elevada revelação, costuma adornar o alto da cabeça. As cores apresentadas pelas flores também são importantes sob o ponto de vista místico. O branco está ligado à pureza, a paz, mas também à morte. Azul, segredo. Amarelo, ouro, riquezas. Vermelho, vitalidade, sangue, paixão.

Um comentário:

Rosah Casanova disse...

Olá, como vocês acharam esta minha obra? Como não entraram em contato comigo, estranhei,quando pesquisei op meu nome no Google e apareceu o seu blog.
Fico aguardando resposta.
Att,
Rosah Casanova