Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

terça-feira, 27 de maio de 2008

Flores medicinais




Num uso mais prático das flores temos as com propriedades medicinais. Delicada e ornamental, a camomila ainda apresenta boas propriedades medicinais: seu chá é digestivo e sedativo. Na forma de compressas e aplicado sobre a pele, suaviza inflamações e irritações. 
A amor-perfeito, conhecida também com o nome de flor-da-trindade, violeta de três cores tem vários valores terapêuticos: purificador do sangue, algo laxante, atua sobre as glândulas linfáticas, mau funcionamento dos rins com retenção de líquidos (edema).

A calêndula, ou margarida dourada, conhecida popularmente como mal-me-quer, tem propriedades afrodisíacas, além de: excitante, expectorante, antiespasmódica, anti-abortiva e fortalece o útero. 

Dizem ser um bom remédio para auxiliar no tratamento de doenças da terceira idade, como anemias nervosas; o suco das folhas se aplica sobre calos, verrugas, pólipos e internamente como chá. É um poderoso antisséptico, contra inflamações das vistas, feridas e chagas cancerosas, dor de garganta, icterícia; combate qualquer alergia. São muito usados os sabonetes e as pomadas de calêndula. 

Entre tantas temos ainda o dente-de-leão, o jasmim, e muitas outras. Além das flores medicinais, a natureza também coloca a nossa disposição milhares de ervas medicinais já catalogadas.


Nenhum comentário: