Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

domingo, 27 de março de 2022

Emmanuel: 'Diante de Deus e César'

'Jesus e o tributo a César', contado pelo apóstolo Mateus: "Então retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam no que falasse.  E enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos, que lhe disseram: Mestre, nós sabemos que és verdadeiro, e que ensinas o caminho de Deus pela verdade, sem fazer distinção de ninguém; porque não fazes acepção de pessoas. Dize-nos, pois, qual é o teu parecer: É lícito dar o tributo a César, ou não?  Porém, Jesus conhecendo a sua malícia, disse-lhes: Por que me tentais, hipócritas?  Mostrai-me a moeda do censo. E eles lhe apresentaram um denário.  Jesus lhes disse: De quem é esta imagem e inscrição?  Responderam-lhe: De César. Então lhes disse Jesus: Restitui pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Quando ouviram isto se admiraram, e deixando-o, se retiraram."  - Palavras da salvação, em São Mateus, capítulo 22
'Dinheiro de César'. (C. 1600/1640). O.S.T. Rubens, atualmente no 'Fine Arts Museums of San Francisco', Califórnia, EUA
 

"Em nosso relacionamento habitual com César — simbolizando o governo político — não nos esqueçamos de que o mundo é de Deus e não de César, a fim de que não sejamos parasitas na organização social em que fomos chamados a viver.

Muitos se acreditam plenamente exonerados de quaisquer obrigações para com o poder administrativo da Terra, simplesmente porque, certo dia, pagaram à máquina governamental que os dirige os impostos de estilo, exigindo-lhe em troca serviços sacrificiais por longo tempo.

É justo não olvidar que somos de Deus e não de César e que César não dispõe de meios para substituir junto de nós a assistência de Deus.

Por isso mesmo, a Lei, expressando as determinações do Alto, conta com a nossa participação constante no bem, se nos propomos alcançar a vitória com o progresso real.

Examinando o assunto nestes termos, ouçamos a voz do Senhor que nos fala na acústica da própria consciência e procuremos a execução de nossos deveres sem esperar que César nos visite com exigências ou aguilhões.

O trabalho é regulamento da vida e cultivemo-lo com diligência, utilizando os recursos de que dispomos na consolidação do melhor para todos os que nos cercam.

Auxiliar aos outros é recomendação do Céu e em razão disso, auxiliemos sempre, seja amparando a um companheiro infeliz, protegendo uma fonte ameaçada pela secura ou plantando uma árvore benfeitora que amanhã falará por nós à margem do caminho.

Todos prestaremos contas à Divina Providência quanto aos bens que nos são temporariamente emprestados e, sem qualquer constrangimento da autoridade humana, exercitemos a compreensão e a bondade, a paciência e a tolerância, o otimismo e a fé, apagando os incêndios da rebelião ou da crítica onde estiverem e estimulando, em toda parte, a plantação de valores suscetíveis de estabelecer a harmonia e a prosperidade em torno de nós.

Não vale dar a César algumas moedas por ano, cobrindo-o de acusações e reprovações, todos os dias.

Doemos a Deus o que é de Deus, oferecendo o melhor de nós mesmos, em favor dos outros, e, desse modo, César estará realmente habilitado a amparar-nos e a servir-nos, hoje e sempre, em nome do Senhor."


Francisco Cândido Xavier e Emmanuel
Lição número 8, do livro 'Dinheiro'

Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais

'Dinheiro', por Chico Xavier e Emmanuel (IDE Editora): "Para quantos procurem compreender o assunto em foco, trocando a moeda pelo pão destinado a socorrer as vítimas da penúria ou permutando-a pelo frasco de remédio para aliviar o enfermo estirado nos catres de ninguém, reconhecerão todos eles que o dinheiro também é de Deus." Clique aqui para capa comum...


'Jesus e o tributo a César', contado pelo apóstolo Mateus

15 Então retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam no que falasse.

16 E enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos, que lhe disseram: Mestre, nós sabemos que és verdadeiro, e que ensinas o caminho de Deus pela verdade, sem fazer distinção de ninguém; porque não fazes acepção de pessoas.

17 Dize-nos, pois, qual é o teu parecer: É lícito dar o tributo a César, ou não?

18 Porém, Jesus conhecendo a sua malícia, disse-lhes: Por que me tentais, hipócritas?

19 Mostrai-me a moeda do censo. E eles lhe apresentaram um denário.

20 Jesus lhes disse: De quem é esta imagem e inscrição?

21 Responderam-lhe: De César. Então lhes disse Jesus: Restitui pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

22 Quando ouviram isto se admiraram, e deixando-o, se retiraram.

Palavras da salvação, em São Mateus, capítulo 22

Bíblia Sacra Vulgata - Quarta edição corrigida, de 1994, baseia-se na edição do Antigo Testamento dos monges do monastério de São Jerônimo, em Roma, e na edição do Novo Testamento de Wordsworth e White. Clique aqui...



Nenhum comentário: