Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sábado, 30 de maio de 2015

Como é seu coração?

"Observe atentamente o caminho que seu coração aponta e escolha esse caminho com todas as forças" 
(provérbio hassídico)


"...A via Martinista, conforme elaborada por Louis-Claude de Saint-Martin, é uma via interior que permite realizar a comu­nhão com Deus a partir do coração do ser huma­no. É considerada uma via cardíaca, a via do amor que conduz ao abrasamento do cora­ção do homem pelo Divino. “Nessa senda, não é a cabeça que devemos abrir, mas o coração”, afirma Saint-Martin.

O ensinamento martinista visa abrir o coração ao amor de Deus. Ora, o problema essencial do homem é a separação que existe entre sua inteligência e seu cora­ção. “É porque sua cabeça e seu coração não estão mais interligados que o ser humano se perde e comete tantos erros na vida”, acres­centa ele. “Quando, ao contrário, sua mente e seu coração se interligam, Deus se une natural­mente a ele e, nesta experiência de amor, o homem pode contemplar todos os mistérios da Criação”.

Segundo a tradição Martinista, o uni­verso e o homem não estão mais em seu estado original, pois a harmonia que carac­terizava a Criação em suas origens foi rompida. Com efeito, os mitos da “idade de ouro” ou do “paraíso perdido” das mito­logias judaico-cristãs são comuns a nume­rosas tradições.

Assim, a busca fundamental do ser humano é reencontrar o estado privile­giado de união entre sua alma e Deus, estado em que ele vivia no momento das emanações divinas, como vimos na dou­trina da Cabala..."¹
____
1- Do livro “As Grande Vias do Amor”, Aline Charest, publicado pela AMORC-GLP

Nenhum comentário: