"Observe atentamente o caminho que seu coração aponta e escolha esse caminho com todas as forças"
(provérbio hassídico)
"...A via Martinista, conforme elaborada por Louis-Claude de Saint-Martin, é uma via interior que permite realizar a comunhão com Deus a partir do coração do ser humano. É considerada uma via cardíaca, a via do amor que conduz ao abrasamento do coração do homem pelo Divino. “Nessa senda, não é a cabeça que devemos abrir, mas o coração”, afirma Saint-Martin.
O ensinamento martinista visa abrir o coração ao amor de Deus. Ora, o problema essencial do homem é a separação que existe entre sua inteligência e seu coração. “É porque sua cabeça e seu coração não estão mais interligados que o ser humano se perde e comete tantos erros na vida”, acrescenta ele. “Quando, ao contrário, sua mente e seu coração se interligam, Deus se une naturalmente a ele e, nesta experiência de amor, o homem pode contemplar todos os mistérios da Criação”.
Segundo a tradição Martinista, o universo e o homem não estão mais em seu estado original, pois a harmonia que caracterizava a Criação em suas origens foi rompida. Com efeito, os mitos da “idade de ouro” ou do “paraíso perdido” das mitologias judaico-cristãs são comuns a numerosas tradições.
Assim, a busca fundamental do ser humano é reencontrar o estado privilegiado de união entre sua alma e Deus, estado em que ele vivia no momento das emanações divinas, como vimos na doutrina da Cabala..."¹
____
1- Do livro “As Grande Vias do Amor”, Aline Charest, publicado pela AMORC-GLP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, contribuição, agradecimento, oração ou pedido: