Translate this blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

São Lucas † 18 de Outubro



São Lucas, o evangelista, é o patrono dos pintores e médicos, ele é o autor do terceiro livro dos evangelhos que tem o seu nome e do Atos dos Apóstolos.

Um médico, São Lucas é tido como sendo um grego da Antiópia (moderna Turquia). Que era medico é confirmado por uma passagem em Colossians (4:14) na qual São Paulo descreve Lucas como "amado medico". 

Um convertido na nova fé, ele acompanhou São Paulo na sua segunda jornada missionária em torno dos anos 51 d.C. e permaneceu 6 anos em Philippi, na Grécia e foi na terceira jornada com Paulo, que incluiu o famoso naufrágio as costas de Malta. Ele permaneceu com Paulo durante sua prisão. Paulo escreveu três vezes sobre Lucas no Novo Testamento: em Colosians, em Timoteo e em Philomon. É possível deduzir a presença de Lucas com Paulo nas jornada missionarias pelas varias passagens no "Atos dos Apóstolos" (16:10-17; 20:5-21:18; 27:1-28:16). Em 66 d.C., Lucas voltou para a Grécia onde se acredita que veio a falecer com a idade de 84 anos "repleto do Espirito Santo".

Vários "Atos" relatam que foi martirizado, embora vários escolares acreditam que isto seriam lendas não confiáveis. Ele é tido como tendo visitado a Virgem Maria e se acredita que ele teria pintado vários quadros da Virgem Maria em especial o lindo quadro conhecido como o de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Seu trabalho estaria preservado em Roma na "Santa Maria Magiore", embora as datas das pinturas seriam bem depois dos tempos apostólicos. O seu evangelho definidamente foi escrito para os gentios.

Um dos aspectos mais interessantes de Lucas é que frequentemente fazia a justaposição de um história de um homem com a de uma mulher. Por exemplo, a cura dos demoníaco (Lu 4:31-37) e seguida da cura da sogra de Pedro (4:39-39), o escravo do centurião é curado (7:1-11) e o filho da vviuva de Nain é curado, o Geranese demoníaco é curado (8:26-39) seguido pela cura da filha de Jairus e da mulher com hemorragia (8:40-56).

Quadro de Nsa Senhora
atribuído a São Lucas
Lucas também menciona as mulheres que assistiam Jesus no seu ministério (8:1-3). Assim diferente de todos os outros evangelistas São Lucas descreve um Jesus que se preocupa com o cuidado e a salvação das mulheres. Talvez por isso, provavelmente Lucas teria aprendido muito a respeito de Jesus com a Virgem Maria. Somente ele e Mateus descrevem elementos obscuros ou escondidos da vida privada de Jesus, antes de Seu ministério público.

Ainda, ao mencionar a sogra de Pedro, ele deixa claro e de maneira natural que Pedro era casado.

Lucas enfatiza a misericórdia e o amor de Deus para com a humanidade. Ele é o único que descreve a parábola da ovelha desgarrada, do Bom Samaritano, do filho pródigo, de Dives e Lázaro. Ele é também o único que descreve o perdão de Jesus a Maria Madalena (Luc7:47), a promessa ao bom ladrão e sua oração para seus executores. Ele é também o único evangelista a registrar a "Ave Maria", o "Magnificat", o "Benedictus", e o "Nunc Dimittis" que são todos usados na Liturgia das Horas (orações da noite, tarde e manhã). Lucas enfatiza o chamado para a oração, a pobreza, a pureza de coração, o quais teriam um apelo especifico aos gentios.

Lucas também escreveu os "Atos dos Apóstolos" que é também conhecido com "Atos do Espirito Santo". É uma continuação do que conta em seu evangelho, embora os Atos talvez tenham sido escritos primeiro. De acordo com os escolares São Euzébio e São Jerônimo, os Atos foram escritos durante a prisão de São Paulo, embora Santo Irineu já pense que foram escritos após a morte de São Paulo, lá pelos anos 66 d.C. Euzébio diz que o evangelho foi escrito antes da morte de Paulo, Jerônimo diz que foi depois e a tradição antiga diz que foi escrito pouco antes da morte de Lucas, quase no século segundo.

O evangelho teria sido escritos entre 70 e 85 d.C., possivelmente na Grécia .Os atos do apóstolos detalham a igreja nos tempos de 35 a 63 d.C., demonstrando um estilo de prosa soberbo, e um estilo de quem presenciou a fé.


Certas passagens dos Atos escrito na primeira pessoa do plural, são usualmente usadas para indicar que o escritor estava com São Paulo em parte da sua segunda jornada missionária e sem dúvida na viagem que ambos fizeram a Itália e estavam juntos quando o navio naufragou ao largo da costa de Malta (Acts 16:10ff:20:5ff 27-28). São Paulo diz nas suas cartas quando preso: "Lucas é a minha única companhia".


Durante o martírio de Paulo, Lucas nunca saiu do seu lado. Lucas sem dúvida conversava muito com Nossa Senhora, a mãe de Jesus, e com São João. As suas relíquias foram trasladadas para Constantinopla e Pádua.

De acordo com a Igreja Católica Ortodoxa Grega, São Lucas sempre andava com uma pintura de Nossa Senhora com ele, e ela foi o instrumento de varias conversões. 

Na verdade ele foi um grande artista e grande escritor, e suas narrativas inspiraram grandes escritores e grandes mestres da arte, mas as pinturas existente da Virgem, as quais é dito que ele teria pintado, são trabalhos de datas bem mais recentes. 

Não obstante alguns julgam que a pintura de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teria sido pintada por ele.

Pinturas excepcionais de S.Lucas são as de Roger van Weyden, na Pinacoteca de Munique, Alemanha, de Jean Grossaert em Praga e a de Rafael na Academia de São Lucas em Roma.

Oração

Ó Deus que lhe escolhestes São Lucas para revelar em suas palavras e escritos o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome, perseverás num só coração e numa só alma e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação.

Por vosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.

Ó Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal, nos conduza a vida eterna, Amém.

São Lucas evangelista, rogai por nós.

Hino

Cantemos em São Lucas a vitória
Do mestre da palavra cristalina,
Que acompanhou São Paulo e teve a glória
De ouvir sua doutrina.

Evangelista do Divino Infante,
Da Virgem Mãe e do perdão de Deus,
Do Verbo feito homem caminhante
E da Ascensão aos Céus;

Fez a história da Igreja primitiva,
Onde crepitam, límpidas e ardentes,
As labaredas da fogueira viva
No coração dos crentes.

Médico santo, esteja à nossa beira,
Para, junto de nós, nos confortar,
Quando, ao bater da hora derradeira,
Deus a Si nos chamar.

Ao Pai do Céu se eleve o nosso canto,
Louvor e glória a Cristo Redentor,
Bendigamos no mesmo hino de amor
O Espírito Santo.

Prece

Invoquemos o nosso Salvador que, destruindo a morte, iluminou a vida por meio do Evangelho, e peçamos humildemente:

Confirmai a vossa Igreja na fé e na caridade.

Vós que, por meio de doutores santos e insignes, fizestes resplandecer de modo admirável a vossa Igreja, fazei que brilhe sempre nos cristãos o esplendor da sua doutrina.

Vós que perdoastes os pecados do vosso povo quando os santos pastores Vos suplicavam como Moisés, santificai, por sua intercessão, a vossa Igreja com uma contínua purificação.

Vós que no meio dos fiéis consagrastes os santos pastores, infundindo neles o Espírito Santo, enchei do mesmo Espírito todos os que governam o vosso povo.

Vós que fostes a herança dos santos pastores, não permitais que se perca nenhum dos homens resgatados com o vosso Sangue.

Amém!

Leia o livro: "Médico de Homens e de Almas" a história de São Lucas

Recomendado para você

3 comentários:

Vivian Werneck disse...

IRMÃOS, ESTÁ CHEGANDO A SEMANA MAIS ESPERADA PELOS UMBANDISTAS:

I SEMANA UMBANDISTA DE VOLTA REDONDA

DE 12 A 15 DE NOVEMBRO

MUITAS ATIVIDADES, EXPOSIÇÕES, APRESENTAÇÕES, PALESTRAS, LOCUTÓRIOS, RITOS DE LOUVAÇÃO TODOS OS DIAS, CAMINHADA DE SÃO JORGE E MUITO MAIS!!!

DIVULGUE! PARTICIPE!

PELA DESMISTIFICAÇÃO E DIGINIFICAÇÃO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA!

MAIS INFORMAÇÕES:

BLOG ANAUÊ > www.umbandavr.blogspot.com

VIVIAN WERNECK
Movimento das Religiões de Matriz Africana do Sul Fluminense

Doutrina Cristã disse...

Ronald.
Parabéns pela explanação sobre Lucas. Confesso que algum detalhe havia me passado e que agora está esclarecido.
Também me deixou perplexo a amizade dele com Maria, seu conhecimento da vida particular das mulheres que acompanharam Jesus.
Em suma seu artigo é muito rico de detalhes importantes. Gostei
Estou seguindo seu blog.
A paz,

Luiz

Ronald S. Stresser Jr. disse...

Olá Luiz, prazer em te conhecer. Fico feliz que tenha gostado da postagem sobre São Lucas. Na verdade só fiz uma revisão e edição de texto de fragmentos que colhi na rede. Como nasci no Hospital São Lucas, em Curitiba, me interessei por fazer hoje esta homenagem ao glorioso São Lucas Evangelista. Creio que ele me mostrou hoje que muitas das respostas que procuramos estão inseridas no código bíblico, testamento da Santíssima Trindade.

Sou Católico de batismo e também fiz a 1ª Comunhão. Frequentei por vários anos a novena de Nsa Sra do Perpétuo Socorro, ao tempo que também estudei e me aprofundei no espiritismo, ocultismo, magia e religiões Afro-brasileiras, tendo inclusive sido feito Pai-de-santo na Umbanda. Hoje acredito em tudo isso, em toda maravilhosa criação que Deus nos dá como seu legado nesta Esfera, a qual habitamos. Vou tanto a terreiro, quanto a igreja, mesquita, reunião xamânica, sessão espírita, e outras casas de Deus, que está em toda parte. Como sei que Ele é o Pai, sinto como se todas estas casas fossem também a minha.

Vesti por cima da camisa de católico outras, entretanto sem jamais esquecer da base de tudo, que é o Poder Divino emanado pelo bom Mestre Jesus e todos os seus Santos. Dentre os Santos acredito que existem também muitos anônimos para o Vaticano, pois suas maravilhas não chegaram ainda aos burocratas eclesiásticos.

Aqui neste blog que alimento, procuro compartilhar tudo que encontro em minhas pesquisas na maior biblioteca que a humanidade jamais havia visto antes. Muitos, pela lógica, afirmam ser impossível acessar todo conhecimento disponibilizado na rede numa só vida. Ainda bem que acredito existir reencarnação. Acho que já trazemos conhecimento, herdado do Espírito Santo, em nossas almas de muitas passagens...

Viva São Lucas, que ajudou no meu nascimento e com tantas outras benções à humanidade. Sua ligação mostrada na Terra com Maria continua com laços mais fortes no Astral Superior, iluminando nós e nossos irmãos em mais esta jornada terrena.

Retribuo os votos de paz, lembrando que somos todos irmãos e irmãs, e o Deus é um só, independente de religiões. Se Jesus nos ama é nosso dever retribuir este amor, como também a todas as criaturas que comungam deste nobre sentimento. Paz e Luz irmão!

Vívian, boa sorte no evento, boas vibrações, Axé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...