Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Benefícios do Chá de Bardana para a Saúde

Crédito: Biosom¹

Você está em busca de uma desintoxicação poderosa que irá limpar seu corpo? Sua busca termina aqui! As raízes de bardana possuem propriedades de limpeza. Mas não é de admirar, então, que a Europa e Ásia, usem esta planta incrível e suas raízes. Enquanto alguns usam a raiz para preparar um chá, os japoneses a refogam para melhor proveito de seus nutrientes.

Bardana, também conhecida como Bardana, Baldrana, Bardana-maior, Carrapicho-de-carneiro, Carrapicho-grande, Erva-dos-pega-massos, Erva-dos-tinhosos, Gobô, Labaca, Lapa, Orelha-de-gigante, Pega-nossa, Pegamassa, Pegamasso, Pegamoço, Pejamaço, Perga-masso, é cientificamente conhecida como Arctium lappa, da família dos Asteraceae e tem origem na Eurásia.

As raízes desta planta têm um sabor doce e as flores e folhas, um gosto parecido com o da alcachofra. As longas raízes são finas, acinzentadas do lado de fora e por dentro são geralmente brancas. Muitas partes da bardana são comestíveis: as raízes, flores, os talos descascados e até mesmo as sementes.

Curiosidades:

  • A raiz de bardana, juntamente com outras plantas, já foi usada para a cura do sarampo pelos antigos praticantes medicinais chineses.
  • Ela aumenta o metabolismo, fazendo com que você perca peso e tenha mais energia.
  • Bloqueia a enzima que produz o ácido úrico, prevenindo a gota. 

Benefícios do Chá de Bardana para a Saúde:

1) Tratamento de úlceras

As propriedades antibacterianas, antissépticas e anti-inflamatórias, permitem que a raiz de bardana seja usada como um remédio seguro e natural para o tratamento de problemas de pele, incluindo eczema, úlceras, acne, psoríase e dermatite.

O que fazer: Ferva uma colher de raiz de bardana em um copo de água. Agora adicione farinha de aveia para a solução. Misture uma colher de purê de abacate e duas colheres de suco de limão. Faça uma pasta lisa e use-a no rosto e espere 30 minutos. Enxague e você se sentirá revigorado!

2) Promove o crescimento capilar

A raiz é amplamente utilizada para curar caspa. Ela também ajuda no condicionamento do couro cabeludo, promovendo o crescimento do cabelo, tratando a caspa e coceira do couro cabeludo.

O que fazer: Use o chá de bardana com mel, usando-o como um condicionador e lavando depois de 15 minutos para obter um cabelo saudável.

3) Aumenta as bactérias saudáveis

A desintoxicação natural promovida pelas raízes é uma excelente fonte de insulina. Este ingrediente, enquanto auxilia na digestão e liberação de toxinas, também atua como um laxante suave e alivia problemas de gás. Estas raízes são também conhecidas para aliviar problemas de acidez e refluxo e, ao mesmo tempo, melhoram os níveis de apetite. As folhas e caule servem como um estimulante do apetite. E também contém inulina, uma fibra dietética natural que aumenta as bactérias saudáveis no intestino.

4) Cura pedras nos rins

Tomando dois copos de chá feito a partir da raiz, irá estimular e tonificar seu sistema renal. O chá garantirá que as toxinas sejam liberadas. Ele é usado para absorver as pedras nos rins e tratar a insuficiência renal com suas propriedades diuréticas.

5) Controla a glicemia

Se você tem o nível de açúcar elevado, agora pode ter a ajuda da raiz para equilibrar a glicemia e mantê-la sob controle. Por ser baixa em calorias e no índice glicêmico, também é adequada para diabéticos. Ela contém níveis baixos de sódio e alto nível de potássio. O potássio é um nutriente que ajuda a remover a água de seus músculos, abaixando a prssão arterial. Você sabia que a cada 100 gramas de raiz de bardana que você consome, fornece 6,5% da quantidade necessária de potássio?

6) Previne o surgimento do câncer

Estudos realizados com a raiz de bardana sugerem que ela tem propriedades de cura do câncer. A raiz pode impedir metástases (câncer que se alastra para todo o corpo) e prevenir a recorrência do câncer. Isto é possível devido ao funcionamento das atividades antioxidantes, anti-inflamatórias e desintoxicantes desta raiz.

7) Protege o fígado

Esta raiz é conhecida por ter um impacto positivo nas doenças hepáticas. A raiz assegura que o fígado esteja livre de produtos químicos e toxinas, por aumentar a produção da bile, que o limpa e o ajuda a funcionar melhor e também prevenindo a hepatite.

8) Purifica o sangue

É um dos mais poderosos purificadores de sangue naturais conhecidas pelo homem. Sua ação mantém o sangue livre de toxinas e de radicais livres. Reduz o nível de colesterol mau e melhora o bom. Em suma, usando o chá de bardana diariamente poderá protegê-lo de várias patologias cardiovasculares.

9) Cura natural para a febre

Contém mucilagem que acalma tecidos inflamados na garganta e no trato digestivo. Funciona bem para tratar uma tosse seca dolorosa. É uma grande fonte natural de zinco, que é um dos melhores suplementos para o tratamento de gripes e resfriados. E, para não esquecer, ela possui uma propriedade antipirética que induz à transpiração e ajuda a temperatura do corpo baixar, fazendo diminuir a febre.

O que fazer: Você pode ferver a raiz e inalar o vapor para ajudar a limpar a sua garganta e o peito.

10) Melhora os níveis de imunidade

Vários estudos têm demonstrado o impacto positivo destas raízes no sistema imunitário do corpo humano. Suas propriedades antibacterianas acabam com as bactérias indesejadas e previnem a recorrência de infecções frequentes. Por exemplo, a raiz de bardana tem propriedades antifúngicas fortes. Bardana pode ser utilizada para tratar Cândida, pé de atleta e micoses.


CHÁ DE BARDANA

Como fazer o chá?

Ingredientes:

- 2 a 6 gramas da raiz de bardana 
(cerca de 1 colher de sobremesa)
- 150 ml de água
(1 copo americano quase cheio)

Preparo:

- Deixe a água ferver,
- Adicione a raiz de bardana,
- Deixe por 10 minutos,
- Coe e deixe esfriar.
- Você pode beber três vezes por dia.

Uma palavra de cautela:

1) Evite o chá de bardana durante a gravidez – pois pode estimular contrações uterinas, danificando o feto e durante à amamentação.

2) No caso de você ser alérgico a margaridas e cravos e outras plantas deste grupo, seja criterioso antes de usar a bardana, para evitar reações alérgicas.

3) Bardana pode ser responsável por aumentar as chances de sangramento após invasões cirúrgicas. Se você for se submeter à cirurgia, por favor, evite usar ou consumir a bardana, pelo menos, duas semanas antes do procedimento cirúrgico.

4) As pessoas que estão desidratadas devem evitar bardana por causa de suas propriedades diuréticas, o que pode piorar a desidratação; por isso beba muita água.

Experiências:

Pessoas relatam que beber o chá de bardana diariamente por duas semanas, foi muito bom para a pele e para a perda de gordura corporal. Já outras com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e alergias foram ajudadas.

Existem muitas plantas medicinais surpreendentes no mundo e o chá de bardana é um dos mais antigos que tem sido usados para uma série de doenças. Sempre beba o chá com moderação!

Fontes:
- http://essiacfacts.com/benefits-of-burdock-root-as-medicine-and-food/
- http://www.stylecraze.com/articles/benefits-of-burdock-roots-for-skin-hair-and-health/
- https://biosom.com.br/blog/alimentacao/10-beneficios-incriveis-do-cha-de-bardana-para-a-saude/





Nenhum comentário: