Translate this blog

terça-feira, 13 de junho de 2017

Pequeno Exorcismo de Santo Antônio

A tradição popular diz que Santo Antônio deu uma oração a uma pobre mulher que procurava ajuda contra as tentações do demônio. Santo Antônio nasceu a 15/08/1195 em Lisboa e faleceu a 13/06/1231 em Pádua.

Sisto V, Papa franciscano, mandou esculpir a oração – chamada também de “Lema de Santo Antônio” – na base do obelisco que mandou erigir na Praça de S. Pedro, em Roma (foto). Este obelisco foi colocado em seu local atual em 10 de Setembro de 1586, é de granito vermelho do Assuão e não tem hieróglifos.  O obelisco esteve no circo de Calígula (monte do Vaticano) a cerca de 300 metros do local atual, desde o ano 37, e tinha no topo uma esfera com as cinzas de César (que agora está no Museu de Roma). 

O transporte do obelisco esteve a cargo do arquiteto Domenico Fontana. Bernini completou o arranjo do espaço com a colunata e a fonte, que é de 1675. Este obelisco sempre se manteve intacto. Há quem diga que o obelisco testemunhou o martírio de São Pedro.



Eis o original, “Lema de Santo Antônio”, em latim:


Ecce Crucem Domini! + 
Fugite partes adversae!+ 
Vicit Leo de tribu Juda,+ 
Radix David! Alleluia!

Eis a tradução:


Eis a cruz do Senhor! + 
Fugi forças inimigas! + 
Venceu o Leão de Judá, + 
A raiz de David! Aleluia !


Esta breve oração tem todo o sabor de um pequeno exorcismo. Também nós podemos usá-la – em latim ou português – para nos ajudar a superar as tentações que se nos apresentam.

Obs.: Onde está "+", fazer o Sinal da Cruz


COMPARTILHE USANDO OS LINKS PARA AS REDES SOCIAIS ABAIXO!



Um comentário:

Anônimo disse...

A oração tem também a versão :

Cruz divina caia sobre mim +
Quem nela morreu fale por mim+
Que meus inimigos fujam de mim+