Translate

terça-feira, 30 de maio de 2017

Povo Cigano :: Oração à Santa Sara Cali





No mês maio comemoramos o dia de Santa Sarah Kali (ou Sara Cali), a santa protetora do povo cigano e provedora de sorte, amor, saúde, fartura e vida longa. O que poucos sabem e que Santa Sara é também protetora tanto das mulheres grávidas quanto daquelas que não conseguem engravidar, dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.

Santa Sarah Kali, é a cigana escrava que venceu os mares com sua fé. Conta a lenda que as três Marias: Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, junto com José de Arimatéia, Trofino e Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem previsões.

Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Até então, Sara retira seu diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem, ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. 

Milagrosamente, a barca sem rumo, atravessou o Mar Mediterrâneo e aportou com todos a salvo em Petit-Rhône, hoje a região de Saintes-Maries-de-La-Mer, no Sul da França. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.

O seu dia (24 e 25 de maio) é comemorado e reverenciado através de uma longa noite de vigília e oração pelos ciganos espalhados no mundo inteiro, com candeias de luzes azuis, flores e vestes coloridas, muita música e muita dança. Cujo simbolismo religioso representa o processo de purificação e renovação da natureza e do eterno "retorno dos tempos".

As lendas a identificam como a serva de uma das três mulheres de nome Maria que estavam presentes à crucificação de Jesus.E algumas lendas dizem que ela era filha de Jesus e Maria Madalena.

Santa Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos). O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras “senhora”. 

Já o epíteto Kali deve significar "negra", da língua indiana sânscrito, por sua tez ser escura. Seu culto se liga ao das Virgens Negras.

A imagem de Santa Sara fica na cripta da Igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos. Foi canonizada 1712.

Optcha!



Oração

"Sarah! Sarah! Sarah!

Fostes escrava de José de Arimatéia, no mar fostes abandonada. 
Pedi para que nada nos abandone… teus milagres no mar se sucederam e como santa se tornaste à beira do mar chegaste e os ciganos te acolheram. 
Sarah, rainha, mãe dos ciganos, ajudai-te e a ti eles consagraram como sua protetora e mãe vinda das águas. 

Sarah, mãe dos aflitos a ti imploro proteção para o meu corpo luz, para meus olhos enxergar até no escuro. Pedi forças para meus olhos, vidência, luz para o meu próprio espírito e amor para todos os meus irmãos, brancos, negros, mulatos, enfim à todos que me cercar e a todos que me desejam mal. Tú com as águas me fará vencer. (tomar 3 goles d’água).

Sarah! Sarah! Sarah! 

Não sentirei dores, nem temores e continuarei caminhando sem parar, assim como as caravanas passam no meu interior, tudo passará e a união comigo ficará e sentirei o perfume das caravanas que passam deixando o rastro aos pés de Maria Santíssima. 

Tu Sarah, me colocarás e a todos que me cercam para que possamos vencer as alguras que a Terra nos oferece.

Sarah! Sarah! Sarah! 

Não sentirei dores, nem tremores, espíritos perdidos não me encontram e assim como conseguistes o milagre do mar, da alegria e felicidade, teu ensinamento deixará. 

Amai-vos Sarah, para que possa ajudar a todos que me procuram, ajudados pelos poderes dos não irmãos ciganos. Serei alegre e compreensiva com todos que me cercam. Corre no céu, corre na terra, corre no mundo e Sarah, Sarah, Sarah, estará sempre na minha frente. 

Assim como os ciganos pedem, Sarah, fique sempre à minha frente, Sempre atrás, do lado esquerdo, do lado direito e assim dizemos: somos protegidos pelos ciganos e pela Sarah que nos ensinará a caminhar e perdoar”. 

Rezar 3 Ave Maria para: 1) Santa Sarah; 2) Povo Cigano e 3) Você



Oração II

Tu que és a única Santa cigana no mundo. 
Tu que sofreste todas as formas de humilhação e preconceito. 
Tu que fostes jogada no mar, para que morreste de sede e de fome. 
Tu sabes Santa Sara, o que é a mágoa e a dor no coração. 
Não permitas que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem. 
Que Tu sejas minha advogada diante de Deus. 
Que tu me conceda sorte e saúde! 

Que assim seja!



Oração III (para fazer pedidos)

"Amada Santa Sara! 

No silêncio da minha alma, dirijo-me a vós e peço com todo amor que perdoe e mim e aos meus semelhantes que por ventura tenham me causado mal, proposital ou não. Eu os perdôo também, pois sei que é única e verdadeira Rainha Cigana, que abençoa e ampara a todos, sendo cigano ou não, pois sei que tens muita Luz para entender a pequenez humana, e sei que sabe que não somos propriedade de ninguém, inclusive de etnias, sendo um Espírito de muita Luz, indo além disso tudo! 

Qualquer ser humano que se dirija a vós, será abençoado e amparado por vossa luz. 

Santa Sara nos ampare, abra nossos caminhos espirituais, para que não sejamos vítimas das injustiças e da malidicências. E que não tenhamos inimigos, pois todos nós somo irmãos! E que eu pratique a Luz, a devoção a vós, e que nunca aja de forma cruel com meus semelhantes, e que eles não se tornem cruéis, incluindo os que professam a vossa devoção! 

Pela alegria dos Ventos, da Lua Cheia, do Sol que nos ampara, através do Fogo Divino, pelas Águas Abençoadas que nos fornece a vida e o alimento pela terra que piso com orgulho de ser sua devota(o).

Recorro a vós pedindo: paz, Luz, sorte, saúde, proteção para mim e minha família. Agradeço-te também pela energia de Luz que recebo nesse momento em que eu oro e recebo vossa Luz que necessito (fazer pedidos). Pelas fitas coloridas, pelas rendas, pelas músicas alegres do povo cigano, dedico essa prece para todos os povos e criaturas da natureza. 

Que assim seja, por todo o  sempre!"


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...