Translate this blog

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Oração da Sexta-feira Santa

«Rezar a Paixão do Senhor é segui-lo no seu esvaziamento por amor do mundo, dos homens. O Senhor está sozinho em sua luta pela salvação do mundo. Ele dará o sim ao Pai, um sim total e definitivo em nome de toda a Humanidade.

Após a Ceia, o Senhor se retira para rezar com seus discípulos, mas eles dormem. Jesus sente a solidão. É difícil ficar só. Ele volta três vezes ao grupo, mas eles dormem. Diante do Senhor o universo do pecado, do desconhecimento do amor divino, do menosprezo do carinho de Deus.

Jesus sente o peso dos pecados de todos os homens. Sente o peso da natureza humana em ruptura com o Pai, submetida ao “Príncipe das Trevas”. É a hora da opção, da escolha definitiva. Ele sendo o “SIM” do Pai deve ratificar sua missão. Até em sua carne repercute o drama de sua escolha a ponto de suar sangue. 

“Minha alma está triste até a morte”. Jesus é tentado a largar tudo, a renunciar. Ele diz: “Pai, afasta de mim este cálice”!

Contudo esse grito de dor, já é demonstração de confiança e também já é uma aceitação. Pai, não o que eu quero, mas o que Tu queres! E nós, como vivemos os momentos duros de paixão, de solidão? Sejamos humildes como Jesus foi humilde...

Ele, o filho de Deus pede e aceita o reconforto do Anjo... Sinal do amor do Pai.
Não nos espantemos de oscilar daqui, dali e de repetir sempre as mesmas palavras...

Jesus vai-e-vem, busca apoio e a ele renuncia. Diz sempre as mesmas palavras... O Amor sem palavras..... Apesar de sua agonia, Jesus pensa nos outros, em seus Apóstolos: Rezai para não entrardes em tentação”».

(Reflexão do Padre Cesar Augusto dos Santos para a Sexta-feira Santa)

Muitos aproveitam a semana que antecede a Páscoa para ter um momento de reflexão. É hora de lembrar que Nosso Senhor Jesus Cristo, com seu amor e infinita bondade, morreu crucificado para nos salvar. 

Fazer uma oração para sexta-feira Santa e jejuar, abster-se de carne ou outro alimento, para agradecer Jesus pelo seu sacrifício são algumas maneiras de fazer o melhor com esse dia especial. 

Oração

Ó Cristo Ressuscitado, da morte vencedor. Por tua vida e teu amor, revelaste a nós a face do Senhor. Por tua Páscoa o Céu à Terra unistes, e o encontro com o amor de Deus a todos nós permitistes. 

Por ti, Ressuscitado, os filhos da luz renascem para a vida eterna, e abrem-se para os crentes em Tua palavra, as portas do reino dos céus. De Ti recebemos a vida que possuis em plenitude, pois nossa morte foi redimida pela Tua ressurreição, nossa vida ressurge e se ilumina agora, hoje e sempre. 

Volta a nós, ó nossa Páscoa, Teu semblante redivivo e permita que, através de escutarmos a Tua Boa Nova, sejamos renovados, em alegria e amor, por atitudes de ressurreição e alcancemos graça, paz, saúde e felicidade para Contigo nos revestir de amor e imortalidade. 

Com Deus e Jesus agora a vida é eterna. Aproveitamos este momento para celebrar a Tua Glória, a Tua Paixão e a abertura do Céu a todos nós crentes em Tua palavra de esperança e amor. 

A Ti, inefável doçura e nossa vida eterna, o Teu poder e o Teu amor reinem entre nós agora e para todo o sempre. Que a Tua palavra seja a alegria de todos que em reunião com fé renovada celebram Jesus ressuscitado em glória a Teu nome. 

Amém!

Oração ao Jesus Crucificado

Ó Jesus Crucificado que, com infinito amor, quisestes sacrificar a vida pela nossa salvação; aqui viemos para agradecer-Vos tão grande bondade, mediante nossa entrega, arrependimento e conversão. 

Pedimos perdão pelas culpas que cometemos contra a justiça e a caridade fraterna. Queremos, como Vós, perdoar, amar e acudir às necessidades de nossos irmãos. Dai-nos força para carregar a cruz de cada dia, suportando com paciência os trabalhos e enfermidades. Amigo dos pobres, dos enfermos e dos pecadores, vinde em nosso socorro! E, se for para nosso bem, concedei-nos a graça que instantemente Vos pedimos. 

Ó Jesus Crucificado, Caminho, Verdade e Vida, prometemos fiéis ao Vosso amor, seguir-Vos hoje e sempre, a fim de que, purificados pelo Vosso preciosos Sangue, possamos partilhar convosco das eternas alegrias da Ressurreição! 

Assim seja.

Oração pela conversão dos Judeus indulgenciada

Deus de bondade, Pai de misericórdia, nós Vos suplicamos pelo Coração Imaculado de Maria e pela intercessão dos Patriarcas e dos Santos Apóstolos, que lanceis um olhar de compaixão sobre os restos de Israel, a fim de que eles reconheçam nosso único Salvador, Jesus Cristo, e que participem das graças preciosas da Redenção. 

Pai, perdoai-os, porque eles não sabem o que fazem. 

Amém. (100 dias de indulgência)

Oração em latim

Oremus et pro perfidis Judæis: ut Deus et Dominus noster auferat velamen de cordibus eorum; ut et ipsi agnoscant Jesum Christum, Dominum nostrum. (Non respondetur 'Amen', nec dicitur 'Oremus', aut 'Flectamus genua', aut 'Levate', sed statim dicitur:) Omnipotens sempiterne Deus, qui etiam judaicam perfidiam a tua misericordia non repellis: exaudi preces nostras, quas pro illius populi obcæcatione deferimus; ut, agnita veritatis tuæ luce, quæ Christus est, a suis tenebris eruantur. Per eundem Dominum nostrum Jesum Christum Filium tuum, qui tecum vivit et regnat in unitate Spiritus Sancti, Deus: per omnia sæcula sæculorum. 

Amen. (Roman Missal, 1920, ed. tipica, pp. 221-222)

Nenhum comentário: