Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

domingo, 28 de setembro de 2014

28 de setembro: São Venceslau ♰ Oração e História do Santo

"Ó Deus, Pai de bondade, Pai de misericórdia, eu Te louvo, eu Te bendigo, eu Te adoro. A exemplo de São Venceslau, quero encontrar no Evangelho inspiração constante para minha vida. Quero viver as bem-aventuranças e cumprir com alegria o mandamento do amor. Amém!"



São Venceslau nasceu na Boêmia por volta do ano de 907. Foi educado na fé cristã por sua avó, pois sua mãe era pagã e não aceitava o cristianismo. Em 925 subiu ao trono e desde o início de seu reinado enfrentou muitas dificuldades na tentativa de implantar a religião por todo seu território.Venceslau era um rei bondoso, que se preocupava com a miséria do povo, que procurava dar abrigo, comida e roupa a todos os seus súditos.

Além disso, vivenciava profundamente a fé cristã. Por todos esses motivos foi hostilizado pela corte e, na saída de uma missa, foi traído e morto por seu próprio irmão, Boleslau, no ano de 935.

Sua mãe, que queria a volta do paganismo, foi cúmplice da morte de Venceslau. O culto a São Venceslau foi um dos primeiros a ser difundido entre os povos eslavos.

Biografia

Infância: Venceslau era filho de Vratislav I , duque da Boémia do Premysl . Seu pai foi criado num ambiente cristão através de seu próprio pai, Borivoj I da Bohemia , que foi supostamente convertido pelos Santos Cirilo e Metódio .

Sua mãe Drahomíra era filha de um pagão chefe tribal de Havolans e foi batizada na época de seu casamento.

Em 921, quando Venceslau tinha treze anos, seu pai morreu e ele foi criado por sua avó, Santa Ludmila , que o educou como um cristão.

A disputa entre o regente fervorosamente cristão e sua filha-de-lei levou Ludmila a buscar refúgio no Castelo Tetín, perto de Beroun .

Drahomíra, que estava tentando angariar apoio da nobreza, ficou furiosa com a perda da influência sobre seu filho e arranjou para que Ludmila fosse estrangulada em Tetín em 15 de setembro, 921.

Venceslau é geralmente descrito como excepcionalmente piedoso e humilde, e um homem muito educado e um jovem inteligente de seu tempo.


De acordo com algumas lendas, apósrecuperar o controle sobre seu filho, Drahomíra partiu para convertê-lo para a antiga religião pagã.

De acordo com outras lendas, ela era uma cristã de fato, no entanto, muito pouco se sabe sobre seu caráter e vida.

Reinado

Após a queda do Grande Morávia , os governantes do ducado da Boêmia tiveram de lidar com ambos os ataques contínuos pela magiares e as forças do  duque saxão e franco Oriente rei Henrique Fowler , que tinha começado  várias campanhas de leste para as terras adjacentes dos eslavos Polabian terra natal da mãe de Venceslau.

Para suportar os Saxãos o pai de  Venceslau, Vratislaus,  havia forjado uma aliança com o  duque Arnulf,  o Mau ,  um feroz oponente do rei Henry, no entanto, tornou-se inútil quando Arnulf e Henry se reconciliaram em Regensburg , em 921.

Em 924 ou 925, Venceslau assumiu o governo por si mesmo e teve Drahomíra exilada. 

 Depois de ganhar o trono na idade de dezoito anos, ele derrotou um duque rebelde de Kouřim chamado Radslav.

Ele também fundou uma rotunda consagrada a São Vitus no Castelo de Praga , em Praga , que existe como atual Catedral de São Vito .


No início de 929,  as forças conjuntas de Duke Arnulf da Baviera e  o rei Henrique I, o Passarinheiro, chegaram a Praga em um ataque repentino, o que obrigou Venceslau a retomar o pagamento de um tributo que tinha sido primeiro imposto pelo franco Oriente rei Arnulf da Caríntia em 895.

Henry foi forçado a pagar um tributo enorme para os magiares, em 926, e ele, portanto, necessitava do tributo de  Venceslau  que , provavelmente, se recusou a pagar por mais tempo após a reconciliação entre Arnulf e Henry.

Uma das possíveis razões para o ataque de Henry também foi a formação da aliança anti-saxão entre a Boêmia, os eslavos Polabian e os magiares.


Martírio de São Venceslau

Elmo e Armadura de São Venceslau

Em setembro de 935 (em fontes mais antigas 929), um grupo de nobres aliados com o irmão mais novo de Venceslau, Boleslau, conspirou para matar o príncipe.

Depois Boleslav convidou Venceslau para a festa de São Cosme e Damião em Stará Boleslav , três dos companheiros de Boleslav - Tira, CSTA e Hněvsa - assassinaram Venceslau  em seu caminho para a igreja depois de uma briga entre ele e seu irmão. Boleslav, portanto, sucedeu-lhe como Duque de Bohemia.

De acordo com a Crônica de Cosmas, um dos filhos de Boleslav nasceu no dia da morte de Venceslau, e por causa da circunstância sinistra de seu nascimento, a criança foi chamado Strachkva, que significa "uma festa terrível".

Há discrepâncias nos registros sobre a data da morte de São Venceslau .

Tem sido argumentado que os restos mortais de Venceslau foram transferidos para a Igreja de São Vito, em 932, excluindo a data posterior. Entretanto, o ano 935 agora é favorecido pelos historiadores como a data de seu assassinato.

Há uma tradição que afirma que o servo fiel de São Venceslau, Podevin , vingou a sua morte matando um dos principais conspiradores.

Podevin foi executado por Boleslav.

Canonização e outros memoriais

Venceslau foi considerado um mártir e um santo imediatamente após sua morte, quando o culto de Venceslaus cresceu na Boémia e na Inglaterra . 

Dentro de algumas décadas da morte de Venceslau, quatro biografias dele estavam em circulação. 

 Essas hagiografias tiveram uma poderosa influência sobre a Alta Idade Média na conceituação do rex justus , ou "rei justo", isto é, um monarca cujo poder decorre principalmente de sua grande piedade, bem como de seu vigor principesco.

Referindo-se com aprovação a estas hagiografias, o cronista Cosmas de Praga , escrevendo por volta do ano 1119, afirma:

Mas os seus feitos eu acho que você sabe melhor do que eu poderia dizer-lhe, pois, como se lê em sua Paixão , ninguém duvida que, subindo a cada noite de sua cama nobre, com os pés descalços e apenas um camareiro, ele deu a volta às igrejas de Deus e dava esmolas generosamente para as viúvas, os órfãos, os presos e oprimidos por todas as dificuldades, tanto que ele foi considerado, não um príncipe, mas o pai de todos os miseráveis.

Vários séculos depois, a lenda foi reivindicada como fato pelo Papa Pio II ,  que ele mesmo também andou 10 milhas com os pés descalços no gelo e na neve como um ato de ação de graças piedoso.

Embora Venceslau foi, durante sua vida, apenas um duque, o  Sacro Imperador Otto I postumamente "atribuiu a Venceslaus a dignidade régia e o título" e é por isso que, na legenda e música, ele é referido como um "rei" . 

A ortografia usual Inglesa do nome Duke Wenceslas, o Venceslau , é ocasionalmente encontrada com variantes em canções, embora não tenha sido usado por Neale em sua versão. 

Venceslau não deve ser confundido com o rei Venceslau I da Boêmia (Venceslau I Premyslid), que viveu mais de três séculos mais tarde.

Uma estátua equestre de São Venceslau e outros santos da Boêmia (St. Adalbert, St. Ludmila, São Prokop e St. Agnes da Boémia) está localizado na Praça Venceslau em Praga .

Seu capacete e armadura estão em exposição no interior do Castelo de Praga. Desde 2000, este dia é um feriado na República Checa , celebrado como Dia Statehood Checa . 

Seu dia é 28 de setembro.

Venceslau na legenda : Bom rei Venceslau

Venceslau é o tema do popular Conto de Natal e canção, " Good King Wenceslas " . Foi publicado por John Mason Neale , em 1853, e pode ser uma tradução de um poema do poeta checo Václav Alois Svoboda .

Neale foi um forte seguidor do nacionalismo checo, e tinha escrito anteriormente boas obras da fé sobre o tema.

Existem muitas lendas sobre o rei Venceslau. Uma antiga reivindica um enorme exército de cavaleiros dormem dentro de Blaník , uma montanha na República Checa .

Os cavaleiros se acordam sob o comando de São Venceslau e levam ajuda ao povo checo quando eles enfrentam o perigo final.

Existe uma lenda semelhante em Praga que diz que quando a Pátria está em perigo ou em seus tempos mais tenebrosos e perto da ruína, a estátua equestre do rei Venceslau na Praça Venceslau ganhará  vida,  o exército dormindo em Blaník se levantará, e atravessará  a Ponte Charles e seu cavalo vai  tropeçar numa pedra, revelando a lendária espada de Bruncvík.

Com esta espada, o rei Venceslau vai matar todos os inimigos dos tchecos, trazendo paz e prosperidade para a terra.

O Crânio Sagrado de São Venceslau

Há um filme de televisão de 1994 intitulada Good King Wenceslas que é uma conta altamente ficcional de sua infância. O filme é estrelado por Jonathan Brandis no papel-título, apoiado por Leo McKern , Stefanie Powers , e Joan Fontaine como Ludmila.

Venceslau é um personagem importante na Ogden Nash 's poema épico em quadrinhos "O Natal que Quase não era", (nenhuma relação com o filme de 1966 ) em que um menino desperta Venceslau e seus cavaleiros para salvar um reino de usurpadores que proibiu o Natal .

São Venceslau e Santa Ludmila, rogai por nós!

-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

Frase do dia - Segundo o sábio Confúcio: “O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.”




Nenhum comentário: