Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

26 de Janeiro: Deuses Lares


Que são os deuses Lares? Em Latim, lar significa "lareira", "lar", "casa". Seriam eles, assim, deuses domésticos, de casa, que protegem a habitação e a família. Sua origem está vinculada ao nascimento de Júpiter.

Segundo Hyginus, quando Júpiter nasceu, Juno pediu a Opis (Rhea) que lhe desse o bebê sob sua guarda uma vez que Saturno já havia confinado Orco ao Érebo e Netuno sob as águas do mar e prometera devorar o recém-nascido. 

Comovida, Opis deu-lho a ela que o escondeu em Creta, na gruta de Dicte. Amaltea tomou-lhe guarda e alimentou-o, já que Juno era apenas uma bela e formosa menina. 

Saturno, revoltado, saiu em perseguição ao filho por todo o mundo. Quando o Deus menino chorava, Amaltea chamava jovens que batiam com as espadas nos seus escudos de bronze, fazendo tanto barulho que Saturno não conseguia ouvi-lo. Ora bem, na Grécia esses jovens chamavam-se Curetes, em Roma, Lares.

Portanto, da mesma forma que os Lares protegeram a Júpiter, protegem também a nossas habitações e famílias.

Hyginus, Fabulae 139

Simpatia

No dia 26 de janeiro, dia de deuses Lares, você pode fazer uma simpatia muito simples aos espíritos guardiães da tradição romana, que protegem nossas casas, e dos quais se origina a palavra "lar". Escolha um cantinho da sua casa para ser a morada dos deuses Lares e acenda uma vela verde e um incenso de ervas, agradecendo a eles pela proteção e alegria que proporcionam.

Diga: "Espíritos Guardiães, eu os convido a participar desta cerimônia. Agradeço, por sua presença e proteção, e por aquecerem este lar com seu doce manto de alegria."



Nenhum comentário: