Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Oferenda para Iemanjá durante as comemorações de Ano Novo



Fazer um agrado pra Mãe d'água, Rainha das Ondas e sereias do mar, é fácil. Muita gente acredita que uma boa oferenda pra Iemanjá traz boa sorte no ano que está nascendo, e traz mesmo.

A oferenda pode ser feita qualquer dia próximo da virada de ano e fica meio que ao critério de cada um. 

Você pode simplesmente jogar flores ao mar - dando preferência às palmas e rosas brancas - ou ainda abrir um espumante branco, doce, e despejar sobre as ondas. 

Para uma oferenda completa, você pode fazer um Amalá para Iemanjá. Na Umbanda usamos os seguintes elementos:

7 velas brancas e 7 azuis, champanhe, manjar branco. O manjar servido em folha de bananeira, deve ser enfeitando, em volta, com rosas brancas ou outro tipo de flor branca. Você pode arrumar as 7 velas brancas e as 7 azuis em maços, amarrando com uma fita azul e/ou branca - queimando todas juntas fica mais fácil de acender, principalmente se estiver ventando - use fósforos e se não os tiver acenda uma vela extra com isqueiro, então com esta vela acenda as demais, descartando-a depois. Se quiser pode colocar o espumante branco em um coité (casca de coco), derramando o restante, em círculo, sobre as flores. O local de entrega para Iemanjá é sempre na praia.

Depois que acender as velas e colocar o champanhe, não se esqueça de agradecer pelos bons momentos deste ano que se vai e pedir que frutifiquem, multipliquem as bênçãos no ano que chega. Pense só coisas boas e lembre-se que a alegria depende de você, não é um fator externo. Não há porque competir, e sim colaborar, lembre-se: 'é a união que faz a força!'. Procure sempre a companhia de pessoas generosas, que somem com você, afaste tudo de negativo. Peça que Iemanjá leve todo mal para o fundo do mar, que suas ondas, ao rolarem na praia, levem tudo de ruim e que as mesmas ondas tragam tudo de bom.

Faça seus pedidos à mãe Iemanjá, se quiser pode inclusive escrever em um bilhetinho e colocar junto na oferenda. Se preferir você também pode usar um barquinho pra colocar sua oferenda, arrume tudo no barquinho, acenda as velas, pule sete ondas e solte o barquinho no mar. Sempre depois de fazer sua oferenda vá até o mar, molhe os pés, medite por um instante, faça uma oração, permita-se receber o maravilhoso Axé de Iemanjá.

Não deixe lixo na praia! As velas queimadas juntas, queimam até o final e pouco resta da parafina. Não deixe pratos, copos, taças ou garrafas na praia, além de não serem bio-degradáveis, alguém pode se cortar com os cacos. Se quiser dar um presente dê as jóias que estiver usando, se for dar perfume derrame-o no mar, Iemanjá não precisa do vidro. Não deixe objetos de plástico, frascos de vidro ou espelhinhos na praia, só vai poluir...

Usando folha de bananeira pra colocar a comida e despejando a bebida em torno da entrega o poder da oferenda será ainda maior. Outra dica é antes de deitar sua oferenda cavar um buraco na areia, isto vai ajudar a arrumar sua oferenda mais bonita e as velas a queimarem melhor, principalmente se estiver ventando. Faça uma festa bonita pra Iemanjá, Ela gosta, e beleza também é magia. Capriche, com certeza Iemanjá irá lhe retribuir, com toda beleza e magia que tem as forças do mar.


"Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Mãe de Deus criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens. 

Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas, não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha viagem, nem me desviem da rota traçada.

Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero. 

Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer. Com a vossa proteção e a bênção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de, um dia, ancorar segura e tranquila no porto da eternidade.

Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós.  

Que assim seja! 

Odoyá!"

Imagem: Luan di Nunes e Cleiton/Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0)

5 comentários:

Unknown disse...

Lembrando que o certo é oferendar o espumante branco e sem álcool. Não queremos matar os peixinhos da nossa mãe. (:

O barquinho cheio de jóias, alfazema e espelhos não é uma boa ideia para quem realmente ama Iemanjá e a sua morada! Os barquinhos afundam, poluindo assim o fundo dos oceanos!

Anônimo disse...

Oração de Yemanjá pra abrir os caminhos !! Salve ,estrela do mar , deusa poderosíssima, mãe e advogada de todos os que navegam no mar agitado da vida ! A vossa valiosa proteção confia- nos o vosso séquito de auxiliares ,sereias ,ninfas ,cabocla do mar , para serem nossos guias ,protetora , consolo e alento durante as tempestades da vida terrestre . Refúgio - nos cheio de confiança e fé em vossa aura e manto vibratório. Seja nossa guia nosso farol , seja nossa brilhante estrela divina que nos oriente ,a fim que nunca pereçamos nem nos falte o rumo da rota segura que nos fará desviar dos escolhos do mar agitado da vida material. Aceitai a minha devoção humildade como símbolo de meu carinho e esperança para que eu possa trilhar o caminho vital com a mente limpa e o corpo sem os fluidos negativos que possam dificultar minha atividades. Assim seja .

(via Pai Antony de Iemanjá - fb)

Unknown disse...

E se a pessoa nao puder ir na virada. Qual o dia para ir.

Anônimo disse...

Prezada Regina, você pode fazer um agrado à Yemanjá em qualquer dia do ano. Existe o costume de fazer uma oferenda na virada, entretanto o dia de Yemanjá na verdade é 2 de fevereiro. No mais, siga sua intuição e que a Rainha do Mar abençoe a você e sua família. Axé

Cultura Espírita (Conta de divulgação da Espiritualidade no Twitter) disse...

Uma dica para quem não está na praia, você também pode fazer um agrado para Iemanjá. 2022 é regido por Iemanjá com ajuda de Exu, seu filho adotivo, então você pode fazer uma entrega para Exu, em qualquer encruzilhada, numa mata ou na porteira de um cemitério. O cemitério também é conhecido como calunga pequena, o mar é a calunga grande, então você também pode deitar um amalá para Iemanjá na porteira de um cemitério, mas antes peça licença a Exu. Outros locais bons para fazer uma agrado para Iemanjá longe da praia é numa campina, em cima de uma pedra ou ao lado de um rio ou riacho. Se não tiver como pode até mesmo acender uma vela para a Rainha do Mar dentro da sua casa. Uma vela azul e uma vela branca, ou uma vela bicolor, azul e branca, ao lado de um copo d'água, também pode colocar flores, perfumes e acender um incenso de aroma suave. Vale tudo para agradar a mãe de toda vida na Terra, afinal a vida veio do mar. Odoiá!