Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ponto Riscado de Erê

Agô Erê! Saravá!




Hoje me perguntaram sobre pontos riscados de Erê (Ibeji). Minha compreensão, até o presente momento; a qual compartilhei com a pessoa que estava na dúvida e volto a compartilhar aqui nesta postagem, é de que é raro Êre riscar ponto. Eles o fazem somente quando é necessário, - em casos especiais ou se pedem que eles risquem - sendo que os elementos do ponto são livres.

O ponto riscado de Erê, geralmente, - não é via de regra - tem dois símbolos interligados ou independentes, como, por exemplo, uma estrela e uma lua, sol e mar, flexa e coração... As crianças costumam também fazer desenhos que representam o trabalho, o qual fazem no momento, como, também, é apenas mais um exemplo, a pessoa para quem estão realizando o trabalho ou representações de brincadeiras de criança.

Usam pemba branca e coloridas, sendo que azul e rosa são as mais comuns. Até hoje só não vi usarem a pemba preta, e acho que nem devem usar.  Mesmo sendo uma Linha independente as crianças costumam também trabalhar nos pontos riscados por Preta e Preto-Velho, com autorização dos mesmos, é claro.

Todos os elementos e forças da natureza estão ligados a Linha de Erê, e a Ibejada pode, de acordo com a necessidade, utilizar qualquer um dos elementos em seu ponto, menos tridentes de Exú.

No caso, se alguém tiver alguma dúvida quanto a um ponto específico, o certo é perguntar ao seu Pai ou Mãe de Santo.

Uma dica, que serve para qualquer ponto - de qualquer entidade e de qualquer linha -, é quando a entidade riscar um ponto, você copiar ou pedir pra alguém fazer isso, em uma folha de papel. Assim, depois você pode mostrar o desenho do ponto ao dirigente do trabalho, que poderá dar uma informação mais esclarecedora e acertada sobre o ponto riscado em questão.

Axé! Erê!






Nenhum comentário: