Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

domingo, 5 de junho de 2011

Dia de Domna, Senhora de todas as Pedras Sagradas



O 5 de junho é o Dia da Ecologia, no Brasil, e Dia Mundial do Meio Ambiente, também é aniversário da minha mãe... pulando para a mitologia irlandesa é Dia de Domna, a Senhora de todas as Pedras Sagradas. 

A deusa Domna, segundo antigas crenças irlandesas, era a senhora de todas as pedras sagradas. A ela era dedicado o dia 5 de Junho, ocasião em que, segundo a tradição, ela se transforma em pedra, sendo procurada entre cristais e pedras de rua.

Ela também é conhecida como Damhnaid, Damnata, Davnat ou Dimna. Domna encontra sincretismo com santa Gobnait e seu santuário está localizado na cidade Ballyvourney, vila no sudoeste do condado de Cork, na Irlanda, fronteira com o Condado de Kerry. 

A Igreja de Santa Gobnait (imagem abaixo) é hoje local de peregrinações cristãs,  mas outrora 'pagãs', comprovadas pela fonte em que antigamente eram deixadas oferendas e fitas com pedidos de cura e proteção, substituídas hoje pelos rosários e medalhas cristãs.

Sua antiga igreja está em ruínas e possuí entalhada no arco de uma janela, a figura de Sheelah-na-Gig, deusa celta regente da fertilidade, morte e renascimento, padroeira e protetora das mulheres. 

Muitas de suas imagens eram entalhadas em paredes de residências como símbolo de proteção ou para serem tocadas por fiéis que pediam bênçãos e proteção. Sua imagem é de uma mulher sentada sobre um ovo, com uma serpente aos seus pés.

A Irlanda (em irlandês: Éire; em inglês: Ireland), é um país do noroeste da Europa. Ocupa cerca de cinco sextos da ilha da Irlanda, que foi reparticionada pela primeira vez em 3 de Maio de 1921. 

É delimitada a norte pela Irlanda do Norte (pertencente ao Reino Unido), pelo Oceano Atlântico a oeste, pelo Mar da Irlanda a leste; pelo Mar Céltico e pelo Canal de São Jorge a sul e sudeste. 

Juridicamente, o termo República da Irlanda (em irlandês: Poblacht na hÉireann) é a descrição do Estado, mas Irlanda é o seu nome. Teve sua independência do Reino Unido declarada em 24 de abril de 1916 e reconhecida em 6 de dezembro de 1922.

Fonte: Wikipédia e Teia de Thea | Imagens: Google Images

Nenhum comentário: