Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quinta-feira, 17 de março de 2011

São Patrício :: 17 de março :: Saint Patrick's Day



São Patrício (386 — 17 de Março de 493) foi um missionário cristão e santo padroeiro da Irlanda, juntamente com Santa Brígida de Kildare e São Columba. Nasceu na costa oeste da Grã-Bretanha, na pequena localidade galesa de Banwen, referida como seu lugar de nascimento.

Com dezesseis anos foi capturado e vendido como escravo à Irlanda, de onde escapou e retornou à casa de sua família seis anos mais tarde. Foi quando iniciou sua vida religiosa e retornou para a ilha de onde tinha fugido para pregar o Evangelho. Converteu centenas de pessoas ao cotolicismo e muitas delas se tornaram monges.

Para explicar como a Santíssima Trindade era três e um ao mesmo tempo utilizava o trevo de três folhas e por isso o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa. Foi incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, antes este sacramento era realizado de forma comunitária. Um século depois essa prática se propagou para o restante da Europa.

Duas cartas são aceitas amplamente como escritas pelo santo, são elas: 'Confissões' e 'Carta aos Soldados de Coróticos'. Destes escritos provêm muitos detalhes de sua vida. Hagiografias tardias, como os Anais do Ulster, escritas no século VII, devem ser lidas de maneira crítica, pois detalhes essenciais como as datas de nascimento e morte variam, e, por consequência, o período em que o santo esteve em missão religiosa na Irlanda.

Muito reverenciado nos Estados Unidos devido ao grande número de imigrantes irlandeses. Em Manhattan, Nova Iorque, há uma catedral com o seu nome, sede da arquidiocese da metrópole. No dia 17 de março há diversas comemorações na Irlanda e nos Estados Unidos, conhecidas como paradas de São Patrício, onde ocorrem festejos e desfiles em memória do santo, sendo essa a principal forma de afirmação do orgulho dos imigrantes e descendentes de irlandeses na América. O santo também é venerado na Igreja Ortodoxa, especialmente nos países de língua inglesa.

Na cidade de Downpatrick, Irlanda, há uma centro de exposição permanente, na mesma cidde onde supõe-se que o santo tenha morrido. No Museu Nacional da Irlanda, em Dublin, está um sino que teria pertencido ao santo. O sino está colocado dentro de um santuário ricamente decorado, mandado construir pelo Rei Domnall Ua Lochlainn, após ter sido atribuído um milagre relacionado ao sino.

A crença popular atribui a São Patrício o desaparecimento das cobras da ilha onde fica a Irlanda sendo a razão de em algumas gravuras do santo ele aparecer esmagando esses animais com seu cajado. Entretanto algumas evidências científicas sugerem que a Irlanda Pós-Era Glacial não era habitada por serpentes. No livro As Brumas de Avalon (1979), de Marion Zimmer Bradley, Patrício é retratado como um bispo fanático, preconceituoso contra outras religiões e politicamente ambicioso, procurando, sempre que possível, passar por cima da autoridade do próprio rei.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Oração a São Patrício
do Gaélico antigo

Levanto-me neste dia que amanhece por uma grande força
Pela invocação na Trindade, pela fé na Tríade
Pela afirmação da Unidade do Criador da Criação
Levanto-me neste dia que amanhece,
Pela força do nascimento de Cristo em seu batismo,
Pela força a crucificação e do sepultamento,
Pela força da ressureição e ascenção,
Pela força da descida para o julgamento final,
Levanto-me, neste dia que amanhece,
Pela força do amor dos Querubins,
Em obediência aos Anjos,
A serviço dos Arcanjos,
Pela esperança da ressureição e da recompensa,
Pelas orações dos patriarcas,
Pelas previsões dos profetas,
Pelas pregações dos apóstolos,
Pela fé dos confessores,
Pela inocência das Virgens Santas,
Pelos atos dos bem aventurados,
Levanto-me neste dia que amanhece, pela força do céu,
Pela força da luz do Sol,
Pelo clarão da Lua,
Pelo esplendor do fogo,
Pela pressa do relâmpago,
Pela presteza do vento,
Pela profundeza dos mares,
Pela firmeza da Terra,
Pela solidez da rocha.
Levanto-me neste dia que amanhece,
Pela força de Deus a me empurrar,
Pela força de Deus a me amparar,
Pela sabedoria de Deus a me guiar,
Pelo olhar de Deus a vigiar meu caminho,
Pelo ouvido de Deus a me escutar,
Pela palavra de Deus em mim falar,
Pela mão de Deus a me guardar,
Pelo caminho de Deus à minha frente,
Pelo escudo de Deus que me protege,
Pela hóstia de Deus que me salva das armadilhas das trevas,
Pela hóstia de Deus que me salva das tentações do vício,
Pela hóstia de Deus que me salva de todos que me desejam mal,
Longe ou perto de mim, agindo só ou em grupo,
Coclamo hoje as forças de Deus a me protegerem contra o mal,
Conclamo hoje as forças de Deus a me protegerem
Contra qualquer força cruel que ameace meu corpo e minha alma,
Conclamo hoje as forças de Deus a me protegerem
Contra a encantação de falsos profetas,
Conclamo hoje as forças de Deus a me protegerem
Contra as leis negras dos espíritos zombeteiros e malfeitores,
Conclamo hoje as forças de Deus a me protegerem
Contra as falsas leis dos que por falta de fé usam o santo nome com finalidade excusa,
Conclamo hoje as forças de Deus a me protegerem
Contra a arte da idolatria aos deuses criados em vão pelo homen,
Conclamo hoje as forças de Deus a me protegerem
Contra feitiços de bruxas e magos que conclamam as forças das trevas,
Conclamo hoje as forças de Deus a me protegerem
Contra saberes que por hora parecem doces mas acabam por corromper o corpo e a alma,
Cristo guarde-me hoje contra a peçonha e o fogo,
Contra afogamento, contra ferimento,
Para que eu possa receber e desfrutar a recompensa.
Cristo comigo, Cristo à minha frente,
Cristo atrás de mim, Cristo em mim,
Cristo embaixo de mim, Cristo acima de mim,
Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda,
Cristo ao me deitar, Cristo ao me sentar, Cristo ao me levantar,
Cristo no coração de todos os que pensarem em mim,
Cristo na boca de todos os que falarem em mim,
Cristo em todos os olhos que me virem,
Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem,
Levanto-me neste dia que amanhece, por uma grande força,
Pela invocação na Trindade, pela fé na Tríade,
Pela firmação da Unidade, pelo Criador da Criação.

Amém"

Nenhum comentário: