Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

terça-feira, 24 de novembro de 2009

A Umbanda: 20 a 22 - O quê é amaci, patuá e Aruanda?

20. O que é amací?

Também conhecido como lavagem de cabeça, o amací está para a Umbanda assim como o batismo está para a Igreja, é comum comparar o batizado ao 1º amaci. O ritual é um banho de ervas que se faz no médium iniciante na Umbanda, sendo despejado sobre a cabeça do médium. Este banho de cabeça é preparado com as ervas específicas do Orixá de cabeça do iniciado, tem a finalidade de limpar o campo astral e preparar o médium para entrar na corrente mediúnica.

O ritual do amací é uma preparação, uma espécie de primeira confirmação do médium na corrente mediúnica, é um vínculo energético do médium com o seu Orixá, com a casa e com o seu dirigente, porque somente o Pai ou a Mãe-de-santo pode dar este banho e colocar a mão na cabeça do médium.

A partir deste momento o médium torna-se oficialmente médium de Umbanda, membro da corrente mediúnica e está energeticamente vinculado ao seu Orixá e ao Terreiro no qual realizou o ritual. No Candomblé existe cerimônia equivalente, chamada Bori, na qual a cabeça do médium precisa ser raspada como parte do ritual.

21. O que é patuá?

Nada mais é do que um amuleto ou talismã, um objeto magnetizado. O amuleto serve para afastar energias negativas, alguns exemplos são: medalhas, figuras, imagens, sementes, inscrições e objetos variados. O patuá serve para atrair bons fluídos.

No Candomblé, o amuleto é feito de um pequeno pedaço de tecido na cor correspondente ao Orixá, ao qual é bordado o nome do Orixá e colocado um determinado preparo de ervas e outras substâncias atribuídas a cada Orixá. A pessoa utiliza o Patuá especifico do seu Orixá no bolso da sua vestimenta, dentro de carteiras de cédulas, bolsas para obter proteção e sorte do seu Orixá. No Culto aos Egungun esse amuleto é chamado de Breve.

O grupo étnico Mandinga de origem africana, carregava no peito um cordão com um pedaço de couro com inscrições de trechos do alcorão, eles eram muçulmanos, os negros de outras etnias denominavam esse objeto de patuá.

22. O que é Aruanda?

Também conhecida como Aluanguê, Aruandê, Aruenda, Zaluanda ou Aluanda, é o lugar onde moram os Orixás e as entidades superiores, os Guias. No Catolicismo é o Céu onde estão os Santos, os Anjos e as boas almas, juntamente com a Santíssima Trindade. No Espiritismo são as Colônias Espirituais. É o Plano Astral Superior.

Foto: Amaci sendo realizado no Terreiro Pai Maneco, em Curitiba/PR

Nenhum comentário: