Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Conheça o Glorioso São Judas Tadeu, das Causas Impossíveis

São Judas Tadeu, rogai por nós!


É, sem dúvida, hoje, um dos santos mais populares do Brasil. No entanto, embora fosse um dos apóstolos de Cristo, a devoção por ele começou tarde, isso em função de seu nome, que se confundia com o do "apóstolo traidor", Judas Iscariotes. Ele é considerado o Santo dos desesperados, advogado dos aflitos e das causas impossíveis, consideradas perdidas.

São Judas era primo de Jesus, pois era filho de Alfeu, também chamado de Cléofas, irmão de São José. Ao que se sabe, seu pai era um daqueles discípulos de Emaús, a quem Jesus apareceu naquela tarde do dia da Ressurreição. Quanto à sua mãe, ela era uma das mulheres que se encontravam ao pé da Cruz de Jesus, junto com Maria Santíssima.

São Judas - aquele mesmo apóstolo que, na Última Ceia, pergunta a Jesus por que Ele havia se manifestado a eles e não ao mundo: "Senhor, por que te manifestarás a nós e não ao mundo?" - demonstrou sempre um grande ardor pela causa do Reino e, então, o desejo de que o Evangelho se tornasse conhecido de todos.

Era o chamado à missão, típico do cristão, daquele que ama a Cristo e guarda a sua Palavra. Ele o amava, e precisava garantir que todos o fizessem também, para que fosse possível se realizar aquela resposta que Jesus lhe havia dado naquela Ceia: 

"se alguém me ama guardará a minha palavra e meu pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada" (Jo 14,22).

São Judas foi martirizado no dia 28 de outubro de 70 d.C.

(data em que se comemora o dia do Santo e sua festa litúrgica)


Foi perseguido graças à coerência que mantinha entre a sua fé e a sua vida, e em função da força de sua pregação, coisas que impressionavam de tal forma os pagãos que estes se convertiam "em massa". Provocando a fúria de feiticeiros, ministros pagãos e falsos profetas, estes acabaram por incitar parte da população contra o santo, que morreu, possivelmente, trucidado a golpes de machado. 

Esta é a maneira considerada mais provável e, por isso, a sua imagem traz freqüentemente uma machadinha em suas mãos. Traz também uma Bíblia, lembrando o seu amor pela Palavra de Deus; e um colar, cuja medalha traz o rosto de Cristo, com o objetivo de destacar a sua semelhança com aquele que era seu primo. Suas relíquias atualmente se encontram em Roma, para onde foram trasladadas e são veneradas até hoje.

Curiosidades, misticismo e sincretismo religioso

É o santo patrono das causas desesperadas e das causas perdidas na Igreja Católica Romana. É o santo padroeiro  dos aflitos, advogados e desesperados e também do Clube de Regatas do Flamengo.

Encontra também sincretismo em religiões de matriz africana e na astrologia, aonde também é reverenciado e venerado. Na Umbanda, com com Xangô (do Oriente) e em algumas regiões com o Sr. Obaluaê ou Abaluaiê. Sincretiza com Ossanha no Candomblé. Na astrologia é o Santo protetor do signo de Áries. 

Cores: Amarelo e roxo. Pedras: safira, crisópraso, jaspe, topázio marrom, cornalina.

Metal: estanho, molibdênio.

Flores: saudade, violeta, cravos amarelos, palmas amarelas.

O símbolo de São Judas é um machadinho e às vezes é representado segurando um machado, por sua morte ter ocorrido por essa arma. 

Ele é também geralmente apresentado em ícones com uma flama ao redor de sua cabeça. Essa flama representa a presença do Pentecoste, quando ele recebeu o Espírito Santo, junto com os outros apóstolos. Em alguns casos ele é mostrado como um rolo ou livro (seu epístolo) ou segurando uma régua de carpinteiro.


NOVENA

Hino a São Judas Tadeu


"Ó glorioso São Judas Tadeu,
Invocamos a tua proteção.
Dá-nos a graça que Jesus te deu
Para alcançarmos nossa salvação.
Quiseste a morte para melhor vida
Deixando o mundo o gozo terreal,
Ganhaste enfim a glória prometida
O amor de Deus, a paz celestial.
Parente de Jesus e de Maria
Tu tens no céu de Deus tão grande amor
Que a ti clamamos protetor e guia,
Nas tentações, no desespero e dor.
Tu, que morreste pela Santa Cruz,
Vem socorrer-nos em nosso pedido
Ó venturoso apóstolo de Jesus
Que assim te fez discípulo querido.
Preclaro Mártir, dá-nos tua luz
E nos ampara como filhos teus
Como teu exemplo traze-nos Jesus
Com teu socorro leva-nos a Deus."

Oração Inicial 

"Ó São Judas Tadeu, ditoso apóstolo de Cristo, inspirado pelo Espírito Santo, escrevestes aos vossos fiéis a vossa epístola; animado de zelo pregastes o Evangelho aos Persas. Varão sábio e generoso, como vos chama São Jerônimo, por vossa grande caridade ouvi nossas humildes preces, e alcançai-nos os favores que por vossa intercessão pedimos ao Senhor, para que ajudados por vossa proteção nesta vida, possamos vos acompanhar na glória, por todos os séculos dos séculos!"

Ladainha de São Judas Tadeu

"Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.
Deus, Filho Redentor do mundo...
Deus, Espírito Santo...
Santíssima Trindade, que sois um só Deus...
Jesus, Filho de Deus vivo...
Jesus, Filho da virgem Maria...
Jesus, Mestre dos Apóstolos...
Santa Maria, rogai por nós
Santa Maria, Rainha dos Anjos...
São Judas Tadeu, consanguíneo de Jesus, Maria e José...
Apóstolo glorioso...
Apóstolo perseverante...
Verdadeiro imitador de Jesus...
Amante da pobreza...
Modelo de humildade...
Símbolo da paciência...
Lírio da castidade...
Chama do amor divino...
Estrela da santidade...
Vaso da graça divina...
Testemunho da fé...
Terror dos infernos...
Grande taumaturgo...
Coluna da Igreja...
Consolador dos aflitos...
Refúgio dos pecadores...
Amparo dos necessitados e atribulados...
Especial padroeiro nos casos desesperados...
Abrigo seguro e patrono dos vossos devotos...
Pelos merecimentos de São Judas Tadeu, nós vos rogamos, ouvi-nos Senhor.
Pela sua humildade e paciência...
Pelo seu zelo no apostolado e pregações...
Pelos seus milagres...
Pelo seu glorioso martírio...
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós Senhor.
Rogai por nós, São Judas Tadeu.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo."

Oração final

"Ó glorioso São Judas, pelos sublimes privilégios de vosso parentesco com Nosso Senhor Jesus Cristo, e de vosso apostolado, privilégios que tanto nobilitaram vossa vida; pela glória que nos Céus estais gozando como prêmio de vossos trabalhos e de vosso martírio, alcançai-nos, d'Aquele de quem procedem todos os bens, as graças espirituais e temporais de que temos necessidade, para podermos aproveitar bem o tesouro dos santos ensinamentos que nos deixastes em vossa Epístola, divinamente inspirada. Fazei que elevemos o edifício da perfeição sobre o alicerce da Fé, por uma Oração fervorosa e ajudados pela graça do Espírito Santo. Que permaneçamos constantes e fiéis no amor de Deus, à espera da Vida Eterna. Fazei, que por todos os meios oportunos, possamos ajudar aos que erram, a fim de que sejam glorificados e exaltados, o Poder, o Império e a Majestade d'Aquele Deus que é Todo-Poderoso para nos livrar do pecado e fazei com que possamos nos apresentar cheios de pureza e de alegria, quando vier Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Deus e Salvador. 

Assim seja!"


ORAÇÕES

Oração No.1

"SÃO JUDAS TADEU, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. 

Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal.

Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo. 

E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade.

Espero, então, alcançar de Deus a graça (faça seu pedido) que imploro confiando na vossa poderosa intercessão. 

SÃO JUDAS TADEU, rogai por nós! Amém!

Oração No.2

"SÃO JUDAS TADEU, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor foi a causa de que fôsseis esquecido por muitos, mas a Igreja vos honra e invoca universalmente como patrono nos casos desesperados, nos negócios sem remédios. 

Rogai por mim que sou um miserável. Fazei uso, eu vos imploro, desse particular privilégio que vos foi concedido, de trazer viável e imediato auxílio, onde o socorro desapareceu quase por completo. 

Assisti-me nesta grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e auxílios do Céu em todas as minhas precisões, atribulações e sofrimentos, alcançando-me a graça de (aqui se faz o pedido particular), e para que eu possa louvar a Deus convosco e com todos os eleitos, por toda eternidade. 

Eu vos prometo, ó Bendito JUDAS TADEU, lembrar-me deste grande favor e nunca deixar de vos honrar como meu especial e poderoso patrono, e fazer de tudo o que estiver ao meu alcance para incentivar a devoção para convosco. Assim seja. 

SÃO JUDAS TADEU rogai por nós e por todos os que vos honram e invocam vosso auxílio."

+ Rezar 3 Pai-Nosso, 3 Ave-Maria e 3 Glória ao Pai +


Nenhum comentário: